quarta-feira, 29 de maio de 2013

PIB  cresceu apenas 0,6%
A economia brasileira cresceu apenas 0,6% no primeiro trimestre deste ano em relação aos três últimos meses do ano passado, informou nesta quarta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A soma de todas as riquezas produzidas pela economia do país entre janeiro e março ficou em 1,11 trilhão de reais. O anúncio veio abaixo da expectativa do mercado, cujas apostas de alta oscilavam entre 0,8% e 1%. Na comparação com igual período de 2012, o PIB teve expansão de 1,9% no primeiro trimestre do ano.
Assim como era esperado pelos economistas, o maior destaque foi a agropecuária, com avanço de 9,7%. Os serviços cresceram 0,5%. Já a indústria decepcionou, e caiu 0,3%, contrariando a expectativa de recuperação do mercado. Os investimentos, representados pela formação bruta de capital fixo (FBCF), tiveram um crescimento de 4,6%.

O consumo das famílias, que impulsionou a economia nos anos de governo Lula, e a despesa de consumo da administração pública ficaram praticamente estáveis (0,1% e 0%, respectivamente). As importações cresceram 6,3%, enquanto as exportações caíram 6,4%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário