quarta-feira, 29 de maio de 2013

Bom Dia!
Foto: Agência RBS
Acabei de ouvir, na Rádio Gaúcha, que levantamento feito nas redes sociais, junto com depoimentos à imprensa, diz que 98% dos moradores são favoráveis à derrubada das árvores do entorno das avenidas João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva, permitindo o prosseguimento das obras de prolongamento da chamada Avenida Beira Rio. Provavelmente baseada neste apoio da comunidade, e em decisão unanime da Justiça, a prefeitura iniciou, na madrugada de hoje, o corte das árvores exóticas que impedem a obra.
Na tarde de ontem, uma oficial de justiça esteve no local para notificar os manifestantes que ocupavam barracas como sinal de protesto, que deveriam deixar o espaço livre para que a obra prosseguisse. Como era de se esperar, não só não aceitaram a decisão como se negaram a assinar o oficio levado pela autoridade judicial. A presença de uma vereadora do PT, deve ter estimulado os manifestatntes que seguiram acampados.
Por volta das 5 horas de hoje, a Brigada Militar iniciou a retirada das barracas, prendendo os que se negavam a sair do local. Imediatamente fucnionários da construtora responsável pela duplicação da Beira Rio iniciaram a derrubada dos vegetais.
Como se trata de um assunto que tem movimentado a opinião pública, fui dar uma conferida no noticiário e, confesso que admirado, li uma declaração da veradora, aquela mesma do PT que estava no local na hora em que a justiça deteerminou a retirada das barracas, afirmando que tudo teria sido feito “de forma autoritária, na surdina”. Ela também disse que não entendia “uma prefeitura que não escuta nem dialóga com a população”.
Só para lembrar, na última semana, representantes dos “manifestantes”, quatro ou cinco deles, estiveram reunidos com o secretário Busatto, representando a prefeitura, e além de não aceitaram as propostas apresentadas, informaram que permaneceriam no local, o que realmente foi feito. Juntando-se esta decisão ao fato de que, ontem, todos foram avisados que deveriam deixar a área livre, confesso que não encontro base para a afirmação da petista de que “tudo foi feito de forma autoritária, na surdina”. Logo ela, párticipante ativa de todas as manifestações e única vereadora presente no local no momento da notificação, falar em “autoritária e na surdina”?
Nas próximas cinco horas a prefeitura deve dar por encerrado o trabalho de retirada das árvores e as obras de duplicação da Edvaldo Pereira Paiva seguirão normalmente, atendendo 98% da população que quer ver Porto Alegre se desenvolver e que entende que o plantio de novas 400 árvores, compensará a derrubada de 100. Claro que os caranguejos seguirão tentando sustentar a posição de meia dúzia que, por ideologia ou por não entenderem os propósitos da ação, teimam em ser do contra. A presença e a defesa veemente da vereadora petista, dão o cunho político partidário ao caso.  
É do meu tempo, mas tem um samba cantado pelo Benito di Paula que deve estar representando a opinião da maioria em relação às obras da Beira Rio. O samba é “Tudo está no seu lugar”. Fiquem com Deus e tenham todos um Bom Dia!




Nenhum comentário:

Postar um comentário