quinta-feira, 9 de maio de 2013



Bom Dia!
Muito se fala em propaganda enganosa no Brasil. Tem muita coisa que diz que é e não é, que promete o que não pode cumpri e diz que tem o que não tem. Remédios milagrosos, planos que atendem tudo, dinheiro fácil e muito mais. Tudo anunciado em letras garrafais. O problema está nas letras miúdas onde, normalmente, tem uma observação que acaba com tudo o que está anunciado bem grande.

Explico: hoje saí cedo para fazer exames num laboratório do centro de Porto Alegre. Como quase todos os brasileiros, sempre ando com pouco dinheiro no bolso. Assaltante, é o que não falta. Pago tudo com cartão bancário. Só que, na hora de pagar os exames, a atendente me disse que o sistema estava fora do ar, ou seja, a Caixa Econômica não estava permitindo pagamentos com cartões. Depois de várias tentativas, com boa vontade, a funcionária me permitiu concluir os exames e voltar, mais tarde, para efetuar o pagamento. No caminho, passei por Lotérica onde fui informado que realmente o sistema estava inativo. Dei um tempo e fui até uma agência da Caixa. A mesma coisa. Tudo parado. Liguei pra casa e minha mulher disse que, ao acessar o site da Caixa, estava lá um aviso: “Estamos fora do ar pois estamos trabalhando para proporcionar um melhor serviço aos usuários”. Que melhor serviço é este que não permite que o cliente utilize seu cartão quando mais precisa? Tirar o sistema do ar em plena manhã, quando o fluxo de usuários é muito grande, me parece, no mínimo, uma irracionalidade. Não dá para trabalhar de madrugada, quando pouquíssimos usam o cartão?

Na televisão, no rádio e nos jornais, uma fortuna em propaganda para afirmar que a Caixa é um banco sensacional, que tudo funciona, que você tem dinheiro e financiamento na hora que precisa e outras tantas mentiras. Propaganda enganosa e mentira, no meu entender, são a mesma coisa.

Por falar em mentira, leio na Página 10 da ZH, que hoje está publicada na página 18, que o Brasil está invadido por falcatruas por todos os lados. E realmente está. E quando se tenta passar a idéia que apenas políticos são corruptos, nos deparamos com empresários, funcionários, comerciantes, todos envolvidos em falcatruas das grossas. O caso do leite, não queiram me enganar, ultrapassa o âmbito do produtor, do transportador e atinge, em cheio, ao empresário, aquele que está na ponta final do sistema. Enquanto isso, no SUS, médicos cobram por quimioterapia em pacientes falecidos. Nem falo nas licenças ambientais. É muita falcatrua junta!

Começa hoje, no Salão de Stos da UFRGS, a edição 2013 do projeto Unimúsica que, entre maio e novembro, mostrará shows de artistas portugueses e brasileiros. Com ingressos já esgotados, o show de abertura terá a compositora e cantora portuguesa Teresa Salgueiro. Busquei uma de suas músicas mais bonitas e divido com vocês, a bela Lisboa. Fiquem com Deus e tenham um Bom Dia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário