sexta-feira, 10 de maio de 2013



Obras no Arroio Cavalhada beneficiarão 100 mil pessoas
O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) está executando a obra de canalização do Arroio Cavalhada, trecho entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias. A obra tem investimento da prefeitura de R$ 13,23 milhões e integra o conjunto de obras do Programa Integrado Socioambiental (Pisa). Serão beneficiados, aproximadamente, 100 mil moradores dos 12 bairros abrangidos pela bacia hidrográfica do Arroio Cavalhada e as populações ribeirinhas.



Em dias de fortes chuvas, as águas do Arroio Cavalhada transbordam e invadem as casas das populações ribeirinhas, provocando transtornos e prejuízos. A obra pretende minimizar os extravasamentos do Arroio e evitar alagamentos no entorno. 



Será canalizada (canalização aberta) uma extensão de 620 metros do Arroio
Cavalhada, no trecho entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias. Atualmente o DEP está executando a construção de 1.240 metros (620 metros de cada lado do arroio) de extensão de muros em concreto, com 2 metros de altura nas margens córrego. No leito do Arroio, o DEP está executando um fundo em colchão Reno - revestimento com pedras, tela e concreto - que tem a finalidade de dar estabilidade e proteção às margens do riacho. Também serão construídos 1.240 metros (620 metros de cada lado) de diques de proteção que terão a função de reduzir os transbordamentos do Arroio.



Esta obra também trará o benefício de aumentar o leito do Arroio Cavalhada em 4 metros, o que aumentará sua capacidade de vazão e escoamento das águas em direção ao Lago Guaíba, diminuindo as possibilidades de transbordamento. Atualmente, o leito do Cavalhada tem 12 metros de largura e, após a canalização, ficará com 16 metros. Serão executadas galerias pluviais nas travessias das avenidas Diário de Notícias e Icaraí.
Foto: Paula Fiori

Nenhum comentário:

Postar um comentário