terça-feira, 23 de abril de 2013


Partidos contra projeto que impede novas legendas
A ex-ministra do Meio Ambiente e fundadora do partido Rede Sustentabilidade Marina Silva se reuniu com um grupo de parlamentares na tarde desta terça-feira (23) para pedir ajuda na derruba ou na alteração do projeto de lei que dificulta a criação de novos partidos. 
"Estamos buscando unir todos aqueles contrários ao casuísmo para que, no Senado, possamos corrigir o erro cometido na Câmara dos Deputados. Vários senadores não estão em conformidade com esta proposta", afirmou Marina Silva. Ela tenta criar a nova sigla para viabilizar a sua candidatura à Presidência em 2014.
Entre os parlamentares contrários ao projeto, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-RJ) foi o primeiro a se comprometer com o grupo. Desde a semana passada, ele anunciou que, se não conseguisse mudar a proposta no Senado, iria recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal). Rollemberg é do PSB, partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, cotado para ser candidato a presidente em 2014.
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato em 2014, também é contrário à proposta.
O projeto impede a transferência do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e dos recursos do Fundo Partidário relativos aos deputados que trocam de partido durante a legislatura.
O texto-base da proposta foi aprovado no plenário da Câmara na semana passada e ainda hoje os deputados pretendem votar as cincos mendas (sugestões de mudança na última versão do projeto). Entre as emendas está uma que estabelece que as mudanças só entrarão em vigor em 2015, o que não prejudicaria nenhum dos novos partidos que pretendem disputar as urnas em 2014 com a presidente petista Dilma Rousseff.

Nenhum comentário:

Postar um comentário