segunda-feira, 18 de março de 2013



Parceria pode reduzir superlotação do Clínicas
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), apresentaram hoje o projeto “Paciente certo no lugar certo” que tem por objetivo direcionar os pacientes para locais adequados de acordo com a gravidade.
O objetivo, conforme o secretário Carlos Casartelli, é priorizar os casos mais graves, reduzindo a superlotação do hospital. Os casos encaminhados ao Clínicas serão avaliados segundo o protocolo de Manchester, modelo que classifica pacientes conforme a enfermidade. Será utilizada a cor azul para casos em que não há urgência e a cor verde para menor grau de urgência. Pacientes classificados com a cor azul serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS), localizadas nos bairros Bom Jesus e Cruzeiro. Pacientes classificados com a cor vermelha (casos gravíssimos), laranja (muito urgente) e amarelo (urgente) serão atendidos no próprio Clínicas.
Nadine Clausel, vice-presidente médica do HCPA, informou ainda que o transporte de pacientes que não tenham condições de locomoção, será feito por táxi, com custos pagos pelo hospital.
O serviço entra em funcionamento a partir desta terça-feira, dia 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário