sexta-feira, 25 de janeiro de 2013



Prefeitura examina reivindicações de moradores da Anita
A Prefeitura de Porto Alegre define nesta sexta-feira, 25, a possibilidade de atendimento de reivindicações da Associação de Moradores da Praça Japão (Ampraja) em relação à obra da Passagem de Nível da Rua Anita Garibaldi – a chamada Trincheira da Anita. Nesta quinta-feira, 24, um grupo de nove pessoas acampou naquela via, protestando contra a obra.
Aprovada pelo Orçamento Participativo e pelo Ministério Público e incluída no projeto original da Terceira Perimetral, a Trincheira solucionará graves problemas de trânsito, identificados no cruzamento daquela rua com a Avenida Carlos Gomes.
A avaliação preliminar da prefeitura é que as 12 reivindicações apresentadas pela Ampraja têm possibilidades de atendimento. A prefeitura examinará os procedimentos necessários para tanto e definirá quais secretarias ou órgãos ficarão responsáveis pelos encaminhamentos.
O processo de discussão das obras da Trincheira da Anita foi desenvolvido ao longo de 2012. Um dos principais encontros realizados para examinar o assunto ocorreu em 5 de julho, quando conselheiros e delegados do Orçamento Participativo da temática Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana criaram uma comissão para acompanhar e fiscalizar a obra viária. A Trincheira da Anita foi incluída no Plano de Investimentos e Serviços de 2011 – publicação que lista todas as demandas aprovadas pelo OP – sob o número 20110731.
A Trincheira da Anita tornará o trânsito mais eficiente naquele cruzamento, em que, cotidianamente, ocorrem engarrafamentos expressivos. Também proporcionará maior segurança para a travessia de pedestres, reduzirá consideravelmente a emissão de gases que provocam o efeito estufa e o ruído provocado por veículos automotores. Além disso, a região será beneficiada com o plantio de 245 mudas de árvores nativas como medida compensatória de impacto ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário