quinta-feira, 17 de janeiro de 2013



Cinco países suspendem voos com Boeing 787

A LAN Chile anunciou na noite de quarta-feira que suspendeu temporariamente a operação dos três Boeing 787 que possui, seguindo a recomendação da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) e as decisões de Índia e Japão. Na quarta-feira, as autoridades de aviação desses países entraram em alerta após um problema em uma das baterias de lítio durante um vôo no Japão.
"A LAN informa que, de acordo com a recomendação da Federal Aviation Administration dos Estados Unidos (FAA) e em coordenação com a Direção Geral de Aeronáutica Civil do Chile (DGAC), suspenderá temporariamente a operação de seus três aviões Boeing 787 até que a autoridade defina as ações exigidas para esta frota", disse a companhia em um comunicado.
Na quarta-feira, as autoridades aéreas indianas imobilizaram os Boeings 787 da Air India em Boston após a decisão das autoridades americanas de deixar em terra os seis aviões deste tipo registrados nos Estados Unidos. "Como resultado do incidente com um Boeing 787 durante um voo nesta quarta-feira no Japão, a FAA emite uma determinação de emergência para resolver um potencial risco de incêndio em uma das baterias do 787 e solicita aos operadores que suspendam temporariamente as operações", disseram os reguladores da FAA. A United Airlines, a maior companhia aérea do mundo e a única nos Estados Unidos que conta com Boeing 787, com seis aeronaves em serviço, afirmou que obedecerá imediatamente às ordens da FAA e acomodará seus clientes em outros voos.
Desde 7 de janeiro, as companhias aéreas japonesas ANA e JAL - as primeiras a utilizar o Boeing 787 - registraram sete incidentes. Entre os problemas apresentados, há, sobretudo, uma dificuldade com os freios, uma janela da cabine defeituosa em pleno voo e um vazamento de óleo nas aeronaves da ANA, assim como dois vazamentos constatados em um avião da JAL e um princípio de incêndio devido a uma bateria em um Dreamliner da mesma companhia pouco depois do pouso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário