quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Rápidas

Mais 10 mil cargos
Dois projetos aprovados pela Câmara dos Deputados, criam mais de 10 mil cargos no governo federal além de 150 cargos comissionados. A área mais contemplada eá a da saúde, já que estão previstos 1,2 mil cargos para o Departamento Nacional de Auditoria do SUS. O Senado deverá analisar os textos aprovados.

Aumento para os ministros do STF
Aumento de 15,8%, escalonado em 3 vezes a partir de 2013, para os ministros do STF, foi aprovado pela Câmara Federal e deve ser analisado pelo Senado. Pelo aumento, a partir de janeiro do ano que vem,  o salário dos ministros passa dos atuais R$ 26.723,13 para R$ 28.059,29 por mês.

Liberdade de imprensa
Diante de algumas tentativas de criar dispositivo para controle da imprensa, o ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, afirmou que, por ser um direito pleno, a liberdade de imprensa e de expressão não permite regulamentações por parte do Estado e nem pode ser objeto de emenda constitucional. “É uma expressão dos direitos e garantias individuais, o que é uma cláusula pétrea, que não pode ser mudada nem por emenda à Constituição”, concluiu.

Planos devem fornecer bolsas coletoras
Todas as operadoras de planos de saúde no Brasil estão obrigadas a fornecer bolsas coletoras a pacientes que realizaram procedimento cirúrgico para exteriorizar os sistemas digestivos ou urinário, conhecido como ostomia. A medida foi sancionada no dia 30 de novembro e publicada no Diário Oficial. As operadoras tem até 180 dias para implementação da nova lei.

Vaias para o advogado-geral da União
Antes de sua manifestação no Congresso Nacional, o advogado-geral da União, Luis Inácio Adams, foi vaiado por cerca de 20 servidores da AGU que colocaram nariz de palhaço e, ao som de apitos, gritaram “Fora” para o ministro. Apesar das explicações, o advogado-geral recebeu críticas da oposição ao dizer que não sabia de alguns processos envolvendo seu ex-braço direito, José Weber de Holanda Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário