quarta-feira, 5 de dezembro de 2012


Plano de Ação para o Arroio Dilúvio
Meta é recuperar os 15 quilômetros de extensão do arroio.
A Prefeitura de Porto Alegre receberá nesta sexta-feira, 7, às 15h30, o Plano de Ação de Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico). O documento será entregue ao prefeito José Fortunati pelo reitor Carlos Alexandre Netto, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), e pela diretora do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Betina Blochtein.
O documento é fruto de trabalho realizado ao longo do último ano pelas universidades, com a contribuição de secretarias de Porto Alegre e Viamão. O Plano de Ação define estratégias e atividades para a revitalização, mapeando e orçando os estudos a serem feitos na elaboração do Projeto Básico, a próxima etapa do processo.
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente e coordenador do projeto na prefeitura, Luiz Fernando Záchia, a entrega do documento permitirá que as universidades realizem a captação de recursos para a elaboração do Projeto Básico. “Após a contratação do Projeto Básico, essa segunda etapa do processo deverá ser executada em um ano”, explicou.
Esta é a primeira vez que é realizado um trabalho integrado entre universidades e as prefeituras de Viamão e Porto Alegre na busca de soluções para o Dilúvio. Até hoje, as ações vinham sendo feitas de forma isolada. A Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio é composta de quatro fases: Plano de Ação, Projeto Básico, Projeto Executivo e Implantação.
Foto: Francielle Caetano/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário