sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Juro que não entendo!
Acabo de ler nos principais jornais do Estado, que um colapso de energia elétrica ameaça o verão dos gaúchos. A informação foi confirmada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico, na Federasul que anunciou, inclusive, a possibilidade de cortes emergenciais para evitar um colapso, já que o Estado está vulnerável.
Fico intrigado com duas coisas. Primeiro, a atual presidente Dilma Rousseff, vem afirmando, faz muitos anos, que não corremos mais o risco de apagões que, segundo ela, são “herança de governos passados”, fora o do Lula, é claro. Segundo, que o verão ocupa quatro meses do ano, ou seja, outros oito deveriam servir para que as operadoras de energia se preparassem para enfrentar a demanda maior. Aliás, todas as operadoras presentes ao encontro na Federasul, anunciaram pesados investimentos realizados e para os próximos três anos. Lá em São Gabriel, a gente diria que “casa arrombada, tranca de ferro”.
Fico sabendo, também, que o Piratini orientou os deputados Valdeci Antunes e Raul Pont, ambos do PT, a não comparecer à votação que aprovou requerimento convocando o ex-presidente do Daer, José Francisco Thormann, a depor na Comissão de Fianças.
De novo lembrei de São Gabriel onde, certamente, se diria que “quem não deve, não teme”.
Finalmente, leio meio que abismado, que a revista britânica The Economist pediu que a presidente Dilma retire do cargo o ministro Guido Mantega. Considerado responsável pelo crescimento da economia brasileira, Mantega, agora é o patinho feio dos meios econômicos, diante da queda do PIB e da não confirmação de suas previsões positivas. Ou seja, quem foi rei, nem sempre será majestade.
Resumindo, depois de ler as três noticias, juro que não entendo.
Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário