quarta-feira, 12 de dezembro de 2012


Bom Dia!
É mentira, Terta?
O coronel Pantaleão, como muitos devem lembrar, era um mentiroso de marca maior e que, para confirmar suas mentiras, sempre pedia o testemunho da mulher, perguntando: “É mentira, Terta?”. Claro que a Terta sempre afirmava que não, que tudo era verdade.
Lembrei dele ao ler o noticiário sobre as novas, ou velhas, denuncias de Marcos Valério a respeito do envolvimento de Lula no esquema do mensalão. E explico.
Desde o primeiro momento, o ex-presidente não conseguiu convencer ninguém sobre as denúncias de Roberto Jefferson. Primeiro disse que havia sido traído para, depois, gritar aos quatro ventos que era tudo invenção da mídia, que o mensalão nunca existiu e que tudo restaria provado no julgamento do STF. Contrariamente, ficou provado, no STF, que era tudo verdade.
Pois bastou que os ministros se pronunciassem para que o PT e os condenados passassem a fazer uma campanha comandada por Rui Falcão, presidente do partido, contra o Supremo e jogando a culpa de tudo para cima da mídia. A imprensa, segundo eles, quer destruir o Partido dos Trabalhadores.
No meio da campanha, apareceu a Operação Porto Seguro e a enigmática e poderosa figura de Rosemary, chefe do Gabinete da Presidência em São Paulo. Nomeada por Lula, foi mantida, a pedido dele, por Dilma Rousseff. Rose, como é conhecida, foi companhia constante de Lula, anonimamente, pelo menos em 24 viagens internacionais.
Pois quando todo o Brasil esperava que o ex-presidente ocupasse a imprensa para esclarecer a questão, ele se impôs um mutismo total, inclusive viajando para a Europa. Até agora, Lula, figura principal do esquema, não se pronunciou sobre ele. Como escudeiro fiel, novamente Rui Falcão se apressou em dizer que Lula nada tinha a ver com o assunto e que, mais uma vez, a campanha da mídia tentava denegrir a imagem do líder petista. Ou seja, culpa da imprensa.
Antes que a poeira baixasse, o Estadão aparece com a transcrição do depoimento de Marcos Valério ao Ministério Público, dizendo que Lula não só participou como foi beneficiado pelo esquema do mensalão. Valério disse que um dos principais assessores de Lula, Paulo Okamotto, presidente do Instituo lula, chegou a ameaçá-lo de morte.
Sabem qual foi a resposta do PT? A culpa é da imprensa. O fiel Rui Falcão assinou nota colocando nas costas largas dos jornalistas, toda a culpa pela “tentativa” de destruição do PT e de Lula.
Pior é que Luiz Inácio, mesmo sem dizer uma só palavra sobre a Operação Porto Seguro, declarou que as afirmações de Marcos Valério “são mentirosas”. Só isso.
Diante de tudo o que vem acontecendo desde o começo do episódio mensalão, depois de ler que José Sarney, ele mesmo, declarou que Lula é “um patrimônio do Brasil”, fico imaginando que Lula, logo depois de ter dito que é tudo “mentira”, deve ter virado para Dona Marisa Letícia e dito: “É mentira, minha galega?”.
Morreu ontem o maestro Ravi Shankar, aos 92 anos. Guru musical de muita gente, Shankar participou de grandes concertos e movimentos musicais. Ravi Shankar era pai da cantora Norah Jones, que tem show marcado para hoje, em Porto Alegre, no auditório Araújo Viana. E com ela o vídeo de hoje. Norah Jones interpretando um clássico da música mundial: Summertime. Que todos tenham um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário