sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pelé marcou mais de mil gols?
Vou tocar num assunto que, já sei, vai dar panos para mangas, como se diz lá em São Gabriel. Estou me referindo aos mil gols marcados por Pelé. Na verdade, 1.281 computados até seu último jogo. Eu não acredito. E explico.
Esclarecendo, quem levantou a suspeita foi meu irmão, professor de física, matemático e que mora em Balneário Gaivota, em Santa Catarina. Pois o Dilair tem um cálculo bem simples. Vamos pensar juntos.
Um jogador tem, mais ou menos, vinte anos de carreira. No caso do Pelé, ele jogou durante 21 anos, ou seja, de 1956 até 1977. Foram 1.363 jogos, o que nos dá uma média de 65 jogos por ano, ou seja, mais de um jogo por semana, de janeiro até dezembro. No cálculo, não estou considerando paradas por lesões, nem férias e nem jogos não disputados por algum tipo de punição.
Para marcar 1.281 gols em 21 anos, o Rei teria que ter marcado, em média, 61 gols por ano, ou seja, praticamente um gol por partida. Claro que, em se tratando de Pelé, tudo é possível. Agora, temos que pensar que um jogador de 18, 20, 25, 30 anos, tenha esta possibilidade. A partir daí, convenhamos que fica mais complicado. Temos um exemplo bem pertinho; o Leandro Damião, no ano passado (2011) marcou 40 gols. Este ano (2012) marcou, até agora, 23. São 63 em dois anos, o que dá, mais ou menos 30 por ano. Com essa média, se jogar 20 anos, marcará 600 gols, ou 630 se jogar 21 anos.
Pelé jogou até os 37 anos, encerrando a carreira pelo Cosmos, nos Estados Unidos. Aliás, antes de jogar na América do Norte, ele ficou parado durante oito meses, o que incide diretamente na média anual.
Romário também marcou mil gols e o Túlio Maravilha está chegando lá.
Claro que tudo é uma questão matemática, coisa que não cabe muito dentro do futebol. Mesmo assim, acho que, para que a estatística seja digna de confiança, teriam que ser computados apenas aqueles gols marcados em jogos, se não oficiais, pelo menos com súmula, dados oficiais etc. Pelada, jogo do time da escola, de praia, pelo menos para mim, não valem. Tem que estar tudo documentado.
Antes que comecem a chegar as contestações, vou explicar que o que está escrito acima, é fruto de uma conversa com o meu irmão, e reflete o que pensamos dentro da lógica. Marcar 60 gols por ano, ou cinco por mês, durante todos os meses em 21 anos, já seria complicado entender. Agora, admitir que uma pessoa jogue cinco partidas de futebol por mês, todos os meses e marque pelo menos um gol em cada uma, durante 21 anos, vamos combinar que é um tanto quanto complicado de aceitar. Ou não?
Mas estou aberto ao diálogo.
Machado Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário