sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dirceu entrega passaporte ao STF
O ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, condenado no julgamento do processo do mensalão por corrupção ativa e formação de quadrilha, entregou nesta sexta-feira (9), por meio da defesa, seu passaporte ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O relator da ação penal, ministro Joaquim Barbosa, ordenou nesta quarta (7) que os 25 réus condenados no processo entregassem os documentos para evitar fugas para o exterior. A medida havia sido solicitada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
Mesmo sem ter sido notificado oficialmente, Dirceu resolveu antecipar o cumprimento da decisão judicial. Nesta quinta, em seu blog, Dirceu já dissera que iria entregar o passaporte, mas criticou a determinação de Joaquim Barbosa, classificada de "populismo jurídico" e "tentativa de intimidar" os réus.
Pela decisão de Barbosa, os condenados terão de entregar os passaportes à Suprema Corte em até 24 horas após a notificação judicial. Segundo a assessoria do magistrado, as defesas dos réus ainda não foram comunicadas da ordem judicial.
Os ofícios, informou o gabinete de Barbosa, estão em fase de conclusão e devem ser distribuídos no início da próxima semana. Somente a partir do momento em que o STF receber a confirmação das notificações é que passará a contar o prazo de um dia para que os passaportes sejam encaminhados à Justiça.
Além do ex-ministro, outros quatro réus também se anteciparam e devolveram o documento: Marcos Valério, apontado como operador do mensalão, o advogado Rogério Tolentino, o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE), e o ex-assessor parlamentar João Cláudio Genú.

Nenhum comentário:

Postar um comentário