quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mensalão


Penas dos políticos - 3
Nove anos e 4 meses de prisão para João Paulo Cunha
Corte avalia na próxima semana se parlamentares condenados pelo mensalão devem ter mandatos cassados.
Depois de muita deliberação, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira uma pena de 9 anos e 4 meses de prisão para o deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara dos Deputados. O político foi condenado no processo do mensalão por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Como a punição supera 8 anos, ele deverá cumprir pena inicialmente em regime fechado, numa prisão de segurança média ou máxima.
Além da prisão, o STF definiu multa de R$ 370 mil pelos crimes cometidos. Pelo Código Penal, ele deve cumprir a pena em regime fechado, em prisão de segurança média ou máxima. Na próxima semana, a Corte precisará definir se os parlamentares envolvidos no esquema terão os mandatos cassados, ou se essa prerrogativa é do Congresso.
Na visão de alguns parlamentares, entre eles o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), mesmo que o tribunal condene um deputado à perda do mandato, a Mesa Diretora ou partidos com representatividade no Congresso terão de pedir abertura de processo disciplinar. Enquanto era o líder da Casa, Cunha foi acusado de beneficiar a agência de Marcos Valério e receber R$ 50 mil em 2003.(Com Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário