segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Mensalão

Ministro vê 'desespero' em fala de Valério
O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, afirmou nesta segunda-feira (5) que o depoimento que Marcos Valério teria dado ao Ministério Público em setembro, após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal, é fruto de “desespero”.
Apontado como o operador do mensalão, Valério recebeu, durante o julgamento no STF, penas de 40 anos de prisão por cinco crimes. A pena só será proclamada como resultado definitivo após a corte terminar o cálculo da punição dos outros 24 réus condenados pelo esquema de compra de apoio político no Congresso durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo reportagem da revista VEJA,  publicada neste fim de semana, Valério afirmou ao Ministério Público Federal que o PT pediu a ele dinheiro para “calar um empresário” que ameaçava envolver o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Gilberto Carvalho, então chefe de gabinete de Lula, no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002.  De acordo com a revista, Valério disse que se negou a dar o dinheiro, mas afirmou que o empresário acabou sendo pago por um amigo pessoal do ex-presidente.
“Nunca vi Marcos Valério, nunca falei com ele, nem por e-mail nem por nada. Nunca soube dessa história de chantagem em Santo André. Eu não sei o [ele está tentando]. Vocês devem imaginar. Tem que respeitar o desespero dessa pessoa”, afirmou Gilberto Carvalho.
O ministro disse ainda que as supostas declarações do réu no mensalão não vão “atingir” Lula. “É natural isso, que as pessoas tentem [atingir Lula], mas não vão conseguir. O presidente nunca teve nada com essa história. Está longe, fora disso, completamente. O presidente Lula é o que o povo está vendo pelo país afora. Se tem uma coisa que não nos perturba é isso.”(Com G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário