quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Caminho da Copa terá atrativos e serviços
Reunião no Gabinete de Planejamento Estratégico  com diversas secretarias municipais, como Smam, Eptc e Smov, entre outras, discutiu ações para incrementar atrativos e serviços no chamado Caminho da Copa, que se estenderá do Largo Glênio Peres, onde será realizada a FanFest, até o estádio Beira-Rio, estádio oficial da Copa. 
A ideia é promover um espaço de referência para deslocamento confortável e seguro do público, definindo uma rota com diversas atratividades.
Para o gerente do programa estratégico Porto Alegre Copa 2014, Robledo Castellano, esse será o trajeto preferido dos turistas que vierem para o Mundial. “Será grande a concentração de turistas nesses quatro quilômetros e pretende-se desenvolver em Porto Alegre um espaço de referência para o público, nos moldes do que foi o FanMile, em Berlim e o FanWalk, na Cidade do Cabo. Temos projetos para qualificar praças, parques e outros atrativos históricos e culturais no trajeto, sendo que muitos deles ficarão como legado para a cidade”, explica.
O Caminho da Copa faz parte dos projetos da Câmara Temática de Infraestrutura de Serviços e dividiu a rota da FanFest ao Beira-Rio em trechos temáticos, cada um com uma atratividade, como a Porto Alegre histórica, incluindo origem, etnias, marcos históricos, território e situação geográfica, população, personalidades, causos da cidade; um espaço que vai contar a História das Copas; espaço institucional, que vai proporcionar às instituições públicas e privadas, terceiro setor e patrocinadores Fifa a promoção de suas atividades, voltadas para inclusão e justiça social, reciclagem, qualidade de vida, direitos humanos e dos animais; espaço do produto gaúcho, para divulgar a produção gaúcha (vinho, doces, pedras semipreciosas, carnes, malhas, produtos coloniais e orgânicos) e locais turísticos do estado do Rio Grande do Sul.
Entre as medidas de caráter permanente previstas para o trajeto e discutidas na reunião estão a recuperação de vias, pavimentação, calçadas, elementos de acessibilidade, sinalização turística, recuperação de praças, fachadas de prédios, obras de arte, mobiliário urbano e iluminação cênica.  As intervenções temporárias dirão respeito à limpeza especial para o período, plano de trânsito e segurança, programação cultural, feiras de promoção comercial, placas, pórticos e totens, além de campanhas de divulgação.
Nesta quinta-feira, 8, a Câmara Temática de Infraestrutura de Serviços abordará as questões de segurança para a Copa, reforço da Guarda Municipal e o papel do Centro Integrado de Comando, a nova central de inteligência do município.
Foto: Samuel Maciel/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário