quarta-feira, 28 de novembro de 2012


Bom Dia!
Sou do tempo em que as pessoas, sempre que convocadas a testemunhar ou falar sobre algo complicado, afirmavam: “Quem não deve, não teme”. Era a maneira de, antecipadamente, afirmar que não tinham nada a ver com o problema. E partiam tranquilas para o esclarecimento de todas as possíveis dúvidas inclusive, se fosse o caso, em juízo.
Lembrei disso ao ver o comportamento do governo federal que, desesperadamente, faz de tudo para impedir que a ex-chefe do Gabinete da Presidência em São Paulo, Rosemary Nóvoa de Noronha, seja ouvida pelos senadores. Ainda ontem, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, informou que Rose não teve o sigilo telefônico quebrado. A preocupação se resume, agora, aos e-mails trocados por ela com outros envolvidos e a documentação apreendida.
Alguma coisa de muito grave envolve a figura de Rose para que o governo tenha tanta preocupação com o que ela pode dizer. Afinal, Rose é “amiga” do ex-presidente Lula, foi assessora de José Dirceu por mais de 10 anos e, inclusive, tinha Passaporte Diplomático, aqueles de capa vermelha e que não exigem visto de entrada em países que adotam esta medida. Rosemary conheceu, ao lado do então presidente Lula, pelo menos 24 países entre 2003 e 2012, Nestas viagens, segundo a ONG Contas Abertas, Rose recebeu R$ 58,7 mil em diárias. Conforme o jornal O Globo, Rose era presença constante nas comitivas presidenciais ao lado do “amigo” Lula. Ela só deixou as missões ao ser barrada pela ex-primeira dama Marisa Letícia.
O que impressiona, é a força de Rosemary que, como simples chefe de um Gabinete em São Paulo, uma das principais suspeitas de integrar uma quadrilha que  traficava  pereceres técnicos em órgãos federais, participava de todas as viagens importantes do presidente, com benesses de diplomata, inclusive tendo sido mantida no cargo pela presidente Dilma, a pedido de Lula.
Impressiona muito, que as principais figuras do PT, pelo menos até agora, tenham silenciado totalmente sobre o assunto. Não se ouviu nenhuma declaração do presidente do partido, de nenhum governador, nenhum senador ou deputado. Ministro, apenas o da Justiça para informar que estava conseguindo impedir todos os possíveis depoimentos de Rose.
Para um partido como o PT, acostumado a lutar por toda e qualquer CPI ou esclarecimento de denúncias envolvendo adversários, que patrocinou investigações que, invariavelmente acabaram em nada, fica muito estranho que, diante de fatos tão graves, como o de Rosemary e seus bebês, não busque esclarecer tudo de forma limpa e transparente.
Realmente, os tempos mudaram. Mudaram?
Dia 4 de dezembro, terça-feira, ele estará se apresentando em Porto Alegre. Estou me referindo a Tony Bennett, um dos maiores cantores de todos os tempos. Nada como lembrar um de seus grandes sucessos. Fique com Tony Bennett e a linda Love Story, enquanto fico torcendo para que todos tenham um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário