quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Bom Dia!
Não gosto muito de comentar sobre futebol pois o futebol é uma paixão que, muitas vezes, faz com que as pessoas percam a razão. Pessoas sérias acabam se envolvendo em discussões as mais absurdas em defesa de seus times. Mas, mesmo não gostando, hoje sou obrigado a escrever sobre o que considero um dos maiores absurdos do momento no futebol. 
Estou me referindo aos salários pagos aos treinadores. E já me antecipo a dizer que sei perfeitamente que não tenho nada que ver com o que cada um ganha. Até por aí, pois o futebol é um esporte popular e, normalmente, financiado pelo salário do povo que paga ingressos, sempre caros, e mensalidades quando se trata de associados. Ou seja, o operário que ganha pouco mais do que o salário mínimo, contribui para que um treinador de futebol ganhe milhões todo o mês.
Quero tratar de casos bem próximos, ou seja, treinadores da dupla Grenal. O Grêmio tenta manter Vanderley Luxemburgo  que já anunciou que não quer aumento de salário, mas quer prêmios por com quistas e contrato de dois anos. Começa que o Luxa ganha R$ 700 mil por mês, salário que lhe permite não pedir aumento, é claro. Mas ele quer um prêmio de R$ 4 milhões se ganhar a Libertadores e R$ 5 milhões se ganhar o próximo brasileirão. Se assinar um contrato por dois anos e não ganhar nada, logo será mandado embora e, daí, ficará ganhando salários até o fim do contrato.
No Inter, a direção mão diz mas tenta trazer Abel Braga de volta. Os colorados tinham oferecido salários de R$ 900 mil por mês, proposta que foi coberta pelo Fluminense. Sabem o que aconteceu? O Inter ofereceu R$ 1 milhão e cem mil para que o Abel venha trabalhar no Beira Rio.
Agora, pense comigo. Não é um verdadeiro absurdo, num país onde pessoas morrem de fome, que não tem escola adequada para suas crianças, que tem hospitais lotados e sem condições de atendimento, famílias moram sob pontes e viadutos, treinadores de futebol ganharem verdadeiras fortunas?
Sei que muita gente concorda com isso. Mas sei, também, que muita gente não concorda. Eu,de minha parte, vou seguir falando nisso. Quem sabe, um dia, os dirigentes criem vergonha e acabem com essa barbaridade.
Depois de escrever o que penso sobre o salário dos treinadores, lembrei que estamos vivendo no Brasil e que aqui é o País do futebol. Então fui buscar um vídeo do Simoninha e que diz exatamente isso: Aqui é o País do Futebol. Com votos sinceros de que todos tenham um Bom Dia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário