quinta-feira, 1 de novembro de 2012

240 semáforos regressivos para pedestres
Tempo disponível auxilia travessia de pedestres.
Ampliar a segurança dos pedestres é uma das prioridades de quem planeja a mobilidade urbana de uma grande cidade. E uma das aliadas para contribuir para um trânsito mais seguro são as sinaleiras com contagem regressiva para pedestres. Até o momento, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) já instalou 240 equipamentos em diversos vias e cruzamento de Porto Alegre, como no Centro Histórico e imediações de hospitais.
O objetivo é que, durante o ano de 2013, todos os 1.026 conjuntos semafóricos da Capital tenham regressivos voltados para quem anda a pé. “Quando está verde para o pedestre, aparece o tempo disponível para travessia. Com isso, a pessoa consegue planejar seu próprio tempo, com mais segurança. Para idosos e pessoas com problemas de deslocamentos também ajuda muito”, afirmou Vanderlei Cappellari, diretor-presidente da EPTC.
Regressivo para veículos – A EPTC estuda também a possibilidade de implantar semáforos com contagem regressiva para veículos. Entretanto, esse tipo de equipamento necessita ser homologado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que está analisando a validade do equipamento.
Foto: Lucas Barroso/ PMPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário