quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mensalão

Lewandowski vota destino de Dirceu
O ministro revisor no julgamento do mensalão, Ricardo Lewandowski, retoma a sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira com a análise da participação do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, no esquema de cooptação de parlamentares e de compra de votos. Na sessão anterior, o ministro livrou o ex-presidente do PT, José Genuíno, do crime de corrupção ativa e colocou em xeque as provas apresentadas pelo Ministério Público contra os mensaleiros.
O magistrado, que tem se classificado como uma espécie de contraponto ao relator, Joaquim Barbosa, começou a construir nesta quarta-feira a tese de que coube ao ex-tesoureiro petista Delúbio Soares e ao publicitário Marcos Valério a função de “articuladores principais” do mensalão. Com isso, absolveu Genoino, ainda que tenha sido a assinatura do então dirigente do PT uma das garantias para a concessão de empréstimos fraudulentos à legenda junto ao Banco Rural. O ex-presidente do partido não nega ter assinado os papéis que permitiram a liberação mascarada dos recursos. Mas, para Lewandowski, a rubrica de Genoino funcionou mais como um “aval moral” do que propriamente como uma autorização da direção da legenda para a tomada fraudulenta de dinheiro.
A falta de provas cabais, na avaliação do ministro, contra Genoino, tende a ser repetida no voto que dará hoje em relação a José Dirceu. Ainda que o Supremo venha atestando a validade e importância das provas indiciárias, que permitem, por meio da dedução, comprovar que determinado fato ocorreu, Lewandowski resumiu seu entendimento com ironia: “Vamos acusando, e o réu depois que se incumba de se defender”. (Com VEJA online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário