segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Mensalão

Lavagem de dinheiro - 5
Rosa Weber absolve Duda, sócia e cúpula do Rural, mas condena 3
Terceira ministra a proferir seu voto sobre o capítulo oito da denúncia, Rosa Weber votou nesta segunda-feira pela absolvição dos publicitários Duda Mendonça e Zilmar Fernandes pelos crimes de lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ela ainda contrariou o relator e o revisor do processo e absolveu os ex-dirigentes do Banco Rural - Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinicius Samarane - da acusação de evasão de divisas.
A ministra argumentou que os dirigentes não tinham envolvimento com as operações internacionais do banco, que eram de responsabilidade de outros funcionários da instituição financeira. "Não há provas nos autos do envolvimento específico de Salgado, Samarane e Kátia Rabello nas transações realizadas por meio dessas empresas", disse ao defender os integrantes do núcleo financeiro.
A posição da ministra foi rebatida por duras críticas por Joaquim Barbosa. "Vossa Excelência absolve justamente quem cria e gerencia um banco clandestino, que envia milhões ocultamente ao exterior", disse o ministro ao interromper o voto de Rosa Weber. Ela respondeu afirmando que o relator não encontrou elementos pela condenação do sócio de Marcos Valério Cristiano Paz. "Uso esse exemplo para dizer que nada impede que eu não tenha encontrado elementos de prova que me levem à condenação da cúpula do Rural".

Nenhum comentário:

Postar um comentário