quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Falta de energia atinge 80% do Distrito Federal
Um apagão atinge cerca de 80% do Distrito Federal nesta quinta-feira. Vários prédios públicos, como o Supremo Tribunal Federal (STF), Palácio do Planalto, Congresso Nacional e ministérios funcionam com gerador. Os sinais de trânsito apagados também causam engarrafamentos pelas ruas de Brasília e de cidades vizinhas e o metrô parou de funcionar.
A Companhia Energética de Brasília (CEB) ainda não tem respostas para o blecaute. O Terra entrou em contato com Furnas Centrais Elétricas, responsável pela transmissão de energia ao DF, que disse ainda estar apurando as causas do apagão.
Na noite de terça-feira, as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de Rondônia e do Acre, também ficaram sem energia elétrica. Em comunicado à imprensa, Furnas informou que o desligamento de um transformador da subestação de Foz do Iguaçu ocorreu por atuação automática do sistema de proteção, em função de um curto-circuito em um equipamento de baixa tensão. Na sequência, houve o desligamento automático de outros três transformadores da subestação, também por seus dispositivos de proteção, interrompendo o despacho de cerca de 5 mil megawatts (MW) da hidrelétrica de Itaipu, segundo Furnas.
O Ministério de Minas e Energia confirmou uma reunião para as 16h de hoje, presidida pelo ministro Edison Lobão, na qual deverão ser discutidas as causas exatas e as medidas que serão adotadas para evitar a repetição dos apagões.Foto: Ed Ferreira/AE (Terra).

Nenhum comentário:

Postar um comentário