sábado, 29 de setembro de 2012

Pesquisa

Ibope mostra Fortunati com 47% 
Manuela D'Ávila (PCdoB) tem 24%; Adão Villaverde (PT) tem 12%.
Se considerados os votos válidos, candidato do PDT tem 54%.

O Ibope divulgou, neste sábado (29), a terceira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Porto Alegre neste ano.
A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS.
Em relação à pesquisa anterior, José Fortunati (PDT) foi de 45% para 47%. Manuela D’Ávila (PCdoB) foi de 28% para 24%, e Adão Villaverde (PT), de 10% para 12%. Segundo o Ibope, se a eleição fosse hoje, o prefeito poderia ser reeleito no primeiro turno.





Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
José Fortunati (PDT) – 47%
Manuela D’Ávila (PCdoB) – 24%
Adão Villaverde (PT) - 12%
Roberto Robaina (PSOL) - 2%
Wambert di Lorenzo (PSDB) - 2%
Érico Corrêa (PSTU) - 0%
Jocelin Azambuja (PSL) - 0%
Branco/nulo - 6%
Não sabe/não respondeu - 7%
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de setembro. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de Porto Alegre. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), sob o número RS-00249/2012.
Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:
José Fortunati (PDT) - 54% 
Manuela D’Ávila (PCdoB) - 27%
Adão Villaverde (PT) - 13%
Roberto Robaina (PSOL) - 2%
Wambert di Lorenzo (PSDB) - 2%
Érico Corrêa (PSTU) - 0%
Jocelin Azambuja (PSL) - 0%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Pesquisas anteriores
A primeira pesquisa do Ibope foi divulgada em 1º de setembro e registrou os seguintes resultados: Manuela D’Ávila, com 37%; José Fortunati (35%); Adão Villaverde (5%); Roberto Robaina (1%). Wambert di Lorenzo, Érico Corrêa e Jocelin Azambuja não tinham pontuado.
Na segunda pesquisa, divulgada em 21 de setembro, José Fortunati apareceu com 45% das intenções de voto; Manuela D'Ávila (28%); Adão Villaverde (10%); Roberto Robaina (2%); Wambert di Lorenzo (2%). Érico Corrêa e Jocelin Azambuja não pontuaram.
Segundo turno
O Ibope pesquisou três cenários para o segundo turno. Confira os números.
Fortunati 52% x 29% Manuela
Fortunati 56% x 18% Villa
Manuela 40% x 25% Villa
Rejeição
O Ibope também perguntou em qual candidato os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Veja os números de rejeição para cada candidato: Adão Villaverde (PT), 20%; Manuela D’Ávila (PCdoB), 17%; Wambert di Lorenzo (PSDB), 17%; Érico Corrêa (PSTU), 12%; Roberto Robaina (PSOL), 10%; Jocelin Azambuja (PSL), 8%; José Fortunati (PDT), 8%; poderia votar em todos, 13%; não sabe/não respondeu, 19%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário