segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Mensalão


Lavagem de dinheiro – 2
Barbosa lembra uma aplicação feita pela Visanet que originou em um depósito para as empresas de Valério. "A análise das contas bancárias mostram que não houve retorno deste valor. Jamais houve, portanto, pagamento deste empréstimo", afirma.
Barbosa cita uma empresa de advocacia de Rogério Tolentino que funcionava de forma irregular ao obter o crédito junto ao BMG para Marcos Valério. O relator do mensalão tenta individualizar condutas e mostrar que Ramon Hollembach e os sócios de Valério sabiam da lavagem de dinheiro.
No período de 2001 a 2004, a contabilidade da SMP&B foi fraudada e descaracterizada, diz Barbosa. "Trata-se de inidônea forma de escrituração, com artifícios e diante de inequívoca fraude contábil", afirma ele. Barbosa diz que peritos afirmaram em laudo sobre a contabilidade e os documentos da DNA e da SMP&B que falhas e retificações podem "não mostrar a verdade no futuro" e ficam caracterizadas como fraude contábil.
“Não há como negar que os réus, além de fraudarem a contabilidade das agências de Valério e do Banco Rural, também fraudaram empréstimos, ocultaram bens, informações e dados, para ocultar proprietários e beneficiários de quantias, como etapa para a real lavagem de dinheiro", afirma Barbosa.
Segundo o relator, o Banco Rural permitia, na prática, que outras pessoas sacassem cheques nominais à SMP&B. O banco, destaca Barbosa, conhecia os reais beneficiários do dinheiro sacado na boca do caixa. Barbosa cita saques feitos na agência Brasília do Banco Rural e como era feita a autorização para os saques serem realizados. "Constatou-se que o Banco Rural tinha ciência dos verdadeiros beneficiários dos saques das contas de Valério, mas informou que a SMP&B era a sacadora", diz.
O relator cita inúmeros repasses realizados através do Banco Rural para vários beneficiários. João Paulo Genú recebeu R$ 1 milhão e Zilmar Fernandes, sócia de Duda Mendonça, recebeu R$ 1,8 milhão das contas de Valério, diz.
(Segue)

Nenhum comentário:

Postar um comentário