quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mensalão: ministros votam sobre lavagem de dinheiro
O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira a 22º sessão de julgamento do processo do mensalão. Depois do relator, Joaquim Barbosa, e do revisor, Ricardo Lewandowski, que utilizaram as duas últimas sessões para apresentar seu voto sobre o crime de lavagem de dinheiro cometido pelos núcleos publicitário e financeiro do esquema, será a vez de os outros oito ministros se posicionarem sobre esse trecho da denúncia - o terceiro de sete.
Ao todo, dez réus figuram nesse capítulo do processo. Marcos Valério, Cristiano Paz, Ramon, Hollerbach, Simone Vasconcelos, Geiza Dias e Rogério Tolentino são ligados ao núcleo publicitário. Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório integravam a cúpula do Banco Rural na época do escândalo.
Em seu voto, Joaquim Barbosa pediu a condenação de nove acusados e a absolvição de Ayanna Tenório.
Ricardo Lewandowski, por sua vez, votou pela punição a seis réus e livrou quatro: Ayanna, Vinícius Samarane, Geiza Dias e Rogério Tolentino.
O Banco Rural alimentou o esquema do valerioduto com 32 milhões de reais, por meio de empréstimos fraudulentos ao PT e a empresas de Marcos Valério. Já o grupo do publicitário era responsável por distribuir os recursos a beneficiários do mensalão Para tentar esconder a atividade ilícita, as empresas de Valério emitiram milhares de notas fiscais falsas. A cúpula do banco, em conluio com Valério, utilizava subterfúgios para esconder o destinarário real dos saques.
A primeira a votar na sessão desta quinta-feira será a ministra Rosa Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário