quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mensalão

Lewandowski vota sobre Roberto Jefferson

Ministro revisor vai analisar nesta quarta-feira as acusações contra deputados do PTB e do PMDB acusados de vender apoio político ao PT.

O delator do mensalão, Roberto Jefferson, estará na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF) na abertura da sessão desta quarta-feira, quando o ministro revisor do processo, Ricardo Lewandowski, apresentará seu voto sobre as acusações contra o presidente do PTB.
Lewandowski vai concluir a análise do trecho da denúncia que trata dos partidos cooptados pelo governo Lula por meio do mensalão. Até agora, o revisor pediu a condenação da maior parte dos acusados de integrar o esquema de venda de apoio político no Congresso, incluindo o deputado Valdemar Costa Neto (PR) e os ex-deputados Bispo Rodrigues (PR) e Pedro Corrêa (PP).
O relator do caso, Joaquim Barbosa, havia votado pela condenação de todos os réus desse trecho da acusação, inclusive Jefferson.
Além do presidente do PTB, Lewandowski vai se pronunciar sobre as acusações contra o ex-deputado federal Romeu Queiroz (PTB), o ex-tesoureiro do PTB Emerson Palmieri e o ex-deputado pelo PMDB José Borba - atual prefeito de Jandaia do Sul (PR). De acordo com o Ministério Público Federal, o PTB recebeu mais de 4 milhões de reais para apoiar o governo federal. Borba, que era líder de seu partido na Câmara, recebeu 200 000 reais do valerioduto.
Na segunda metade da sessão desta quarta-feira, depois de Lewandowski concluir a apresentação de seu voto sobre este trecho da denúncia, os outros oito ministros começarão a se pronunciar sobre o caso. O mais provável é que o STF inicie na semana que vem a análise das acusações contra os réus apontados como corruptores: entre eles, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário