quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Cuidadores
O Senado aprovou projeto que regulamenta a profissão de cuidador de pessoa idosa, como o profissional que desempenha funções de acompanhamento e assistência exclusiva aos idosos.
A regulamentação prevê que a função pode ser exercida com pessoas acima de 18 anos que tenha concluído o ensino fundamental, desde que tenham curso de qualificação específico.
Pelo texto, os profissionais que trabalharem na função há pelo menos dois anos serão dispensados da exigência de conclusão de curso de qualificação quando a lei entrar em vigor.
Fica permitido aos cuidadores trabalhar no domicílio do idoso, em instituições de longa permanência, hospitais ou em eventos culturais e sociais. Se o trabalho for residencial, devem ser aplicadas no contrato de trabalho as regras válidas para empregados domésticos.
"Em 2050, o Brasil contará com 63 milhões de idosos ou 172 idosos para cada 100 jovens. Em um quadro demográfico tendendo acentuadamente ao envelhecimento, cresce exponencialmente de importância o trabalho do cuidador de idoso, observa o autor da proposição", disse o senador Waldemir Moka (PMDB-MS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário