sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Capital recebe mais 126 leitos SUS
Hospital Independência reabre com 100 leitos para o SUS
A população de Porto Alegre recebe nesta sexta-feira, 28, às 11h, mais uma opção de atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a reabertura do Hospital Independência. O prédio foi totalmente remodelado para prestar assistência em traumatologia e ortopedia, com 100 novos leitos regulados pelo SUS e oferta de exames e atendimento laboratorial.  
Serão 90 leitos para internação e dez para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Um projeto de ampliação já está em negociação com o Ministério da Saúde, para abertura de outros 200 leitos até 2014, também exclusivamente para o SUS. O atendimento será realizado inicialmente com a prestação de consultas especializadas, exames e serviços de laboratório. Em 30 dias, estarão sendo feitas as primeiras cirurgias e internações. 
Por se tratar de um hospital 100% regulado, todos os pacientes serão encaminhados por intermédio da Gerência de Regulação de Serviços em Saúde, tanto para consultas especializadas em ortopedia, como para exames e cirurgias.   
Localizado na avenida Antônio de Carvalho, 450, bairro Jardim Carvalho, o Hospital Independência terá uma equipe médica de 34 especialistas de diferentes áreas, além de profissionais de UTI, totalizando mais de 400 funcionários. 

UPA Zona Norte
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte, localizada na Praça Ernest Ludwig Herman, junto ao Terminal Triângulo da avenida Assis Brasil, será entregue nesta sexta-feira, 28, às 16h. Planejada para ampliar a oferta de serviços de urgência e emergência, a obra é resultado de parceria entre a prefeitura de Porto Alegre, os governos federal e estadual e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). O Ministério da Saúde estará representado pela diretora do Departamento de Atenção Especializada (DAE) da Secretaria de Atenção à Saúde (à qual estão vinculadas as UPAs), Alzira Jorge.
Em agosto, logo depois de o Estado ter entregue o prédio (construído com recursos repassados pelo governo federal), a prefeitura iniciou a instalação dos equipamentos e do mobiliário. Ao GHC, coube a responsabilidade de gestão dos recursos humanos para o atendimento aos usuários.  
A nova UPA ocupa 1,5 mil metros quadrados de área construída e poderá atender de 300 a 450 casos de baixa e média complexidades por dia, contando com 15 leitos para adultos, 5 pediátricos, 4 para estabilização de pacientes e 2 de isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário