sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A zeladora da Carta
Dona Vera é engraxate na Praça da Alfândega. Ela ocupa a mesma cadeira que seu pai ocupou durante muitos anos. 
Dona Vera chega bem cedo e, além de cuidar do brilho do sapato dos clientes, tem uma tarefa que também herdou do pai. Assim como ele fez durante mais de 30 anos, dona Vera é a zeladora da Carta Testamento de Getúlio Vargas. É ela quem limpa, varre a frente e, quando é possível deixa a placa de bronze quase brilhando. Fica de olho quando alguém se aproxima de maneira suspeita e já impediu, inclusive, a atuação do pessoal do patrimônio do município. “Eles chegaram com umas máquinas de limpeza e eu corri para impedir que ‘estragassem’ a Carta”, conta orgulhosa.
Dona Vera, durante a homenagem que políticos prestaram à Getúlio Vargas, foi chamada pelo presidente do PDT, Vieira da Cunha, para receber o aplauso de quem participava do ato. Foi hora dela contar que, além de cuidar, ela já se utilizou dos “poderes da Carta”. “Várias vezes passei por dificuldades, estive aqui e pedi uma ajuda. Sempre fui atendida. Esta Carta é abençoada”, diz cheia de entusiasmo.
Depois da homenagem, Dona Vera voltou para sua banca de engraxate e foi caprichar no brilho do sapato de um cliente que esperava ansioso. Sempre de olho na Carta Testamento de Getúlio Vargas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário