sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rápidas - 1


Nova alta no preço do diesel
A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (12) um reajuste de 6% no preço do diesel nas refinarias, a partir da próxima segunda-feira (16). A estatal estima que a alta represente, para o consumidor, uma elevação de 4% no preço final do combustível.
A alta anunciada é o segundo reajuste feito no preço do diesel pela companhia em menos de um mês. Em 22 de junho, a estatal anunciou o aumento do preço da gasolina, de 7,83%, e do diesel, de 3,94%, a partir de 25 de junho.
Na ocasião, no entanto, o Ministério da Fazenda, anunciou a isenção da comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE).

Escolas de turno integral
A presidente Dilma Rousseff prometeu que, até o final de 2014, o país terá 60 mil escolas de ensino fundamental e médio em turno integral. Atualmente, há 33 mil escolas deste tipo. A presidente ponderou, no entanto, que mais tempo na escola não pode servir apenas para ter atividades extracurriculares, mas também para ter aulas de reforço.
“Escola de tempo integral não é só para tirar nossos jovens da rua, mas é para garantir ensino de padrão de primeiro mundo pros nossos jovens e nossas crianças”. Dilma disse ainda que seu governo ficará “atento” para a qualidade do ensino em dois turnos.

Temer: 'PT e PMDB juntos na reeleição de Dilma'
O vice-presidente Michel Temer declarou nesta quinta (12) que “existe um alinhamento natural entre o PT e o PMDB”. Segundo ele, provavelmente os dois partidos deverão estar juntos na campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff, em 2014. "É muito provável, essas coisas vocês sabem como é, as vezes se modificam de um dia para o outro, mas a tendência natural é exatamente esta: manter a aliança que nós fizemos há dois anos atrás", afirmou.

Juros voltam a subir
As taxas de juros das operações de crédito subiram em junho, mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela Anefac (Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Segundo a entidade, a taxa de juros média para pessoa física subiu 0,02 ponto percentual no mês, passando de 6,18% em maio para 6,20% em junho. Para pessoa jurídica, a taxa média de juros elevou-se 0,05 ponto percentual, ficando a 3,59% no mês passado. Desde abril, os bancos vinham reduzindo os juros aos consumidores, após pressão do Planalto.

Código Florestal
A comissão mista que analisa a Medida Provisória que complementa o novo Código Florestal aprovou por 16 votos a favor e quatro abstenções, o texto principal do senador Luiz Henrique (PMDB-SC). Os 343 destaques sobre a matéria deverão ser votados em agosto. Em seu relatório, Luiz Henrique manteve a exigência de recuperação de 20 metros de mata ciliar nas médias propriedades, de 4 a 10 módulos fiscais. Os ruralistas queriam a redução dessa faixa para 15 metros, mas o relator concordou apenas que ela não poderá ocupar mais do que 25% da propriedade.

Maia: ‘Quem faltar será descontado’
O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), afirmou nesta quinta-feira (12) que vai mandar descontar nos contracheques de todos os deputados que faltarem às sessões extraordinárias sem justificativa. Isso porque os parlamentares estão convocados a comparecerem na Casa nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) por conta do impasse da LDO, que teve votação adiada novamente. “Como não houve acordo, entendimento, vamos tentar buscar isso até a próxima terça-feira. Se houvesse acordo, os deputados não precisariam se deslocar até Brasília. Como não houve, é natural que realizemos sessões na segunda e na terça para buscar o acordo”, explicou. 




Forbes:“Brasil vai crescer menos do que os EUA”
Depois de ser um dos “queridinhos do mercado” no ano passado, o Brasil não é mais visto pelos investidores internacionais como um lugar sem crise e em pleno desenvolvimento. Matéria da revista Forbes desta quinta-feira destaca que entre os BRICs – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China – o país é o que vai crescer menos. A reportagem ressalta que a economia doméstica terá desempenho pior que a americana, epicentro da crise financeira internacional, que até hoje luta para voltar a crescer. “A projeção é que os Estados Unidos cresçam 2% neste ano, o maior avanço entre os países desenvolvidos. Entretanto, o PIB do Brasil parou completamente, dando-lhe o pior desempenho entre os quatro maiores emergentes (BRICs)”, diz a Forbes.
A publicação repercute o índice de atividade econômica do Banco Central, o IBC-Br, divulgado nesta quinta-feira. O dado – que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro – teve em maio retração de 0.02% na comparação com abril. Apesar de a queda ter sido muito leve, a estatística revelou uma mudança de tendência (antes só se via alta no índice) que surpreendeu o mercado. Além disso, o índice de abril foi revisado para baixo: a expansão real passou a 0,10%, contra os 0,22% apurados anteriormente. Nos cinco primeiros meses do ano, o IBC-Br acumulou alta de 0,40% em comparação com mesmo período de 2011, ao passo que, no acumulado de doze meses, o aumento foi de 1,27%.
Outras publicações, como o prestigiado jornal britânico Financial Times, também registraram a queda do IBC-Br nesta quinta-feira. Sob o título “Economia brasileira: indo para lugar nenhum”, o jornal inglês diz ainda que o indicador “jogou combustível ao argumento de que o modelo do Brasil, baseado no desenvolvimento impulsionado pelo estado, tem levado o crescimento a um beco sem saída”. 
O jornal contesta a efetividade das medidas – monetárias e econômicas – tomadas pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda para alavancar o consumo e dar suporte à indústria
O The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, lembra que, no mês passado, o banco Credit Suisse revisou para baixo sua expectativa de crescimento para a economia nacional para apenas 1,5% neste ano, abaixo do consenso do mercado que está por volta de 2%. Isso foi “uma surpresa para a nação sul-americana, que uma vez foi sinônimo de crescimento rápido”.


Projetos de tecnologia e saúde para a Copa
A Câmara Temática de Infraestrutura de Serviços do Comitê Organizador Sede - Porto Alegre 2014 reuniu-se nesta quinta-feira, 12, para discutir a preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Entre as pautas da reunião, foram discutidos os projetos de implantação da tecnologia 4G, do sistema de rádio digital (trunking) e de projetos na área da saúde.
O gerente de operações da Procempa, Lafaiete dos Santos, falou da preparação da cidade em promover a comunicação e a implantação de uma infraestrutura de interligação entre diversos agentes do município, como Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para melhoria desse serviço, Lafaiete destacou a necessidade da instalação da tecnologia 4G para o serviço de telefonia móvel, que ainda depende de uma regulamentação, em trâmite na Câmara Municipal. Também foi discutida a necessidade de implantação do sistema “Rádio Trunking”, aplicado à adequação do sinal analógico para o digital nos serviços de saúde e assim agilizando os atendimentos.
Para a Copa do Mundo de 2014, a Procempa também está trabalhando com a criação de um portal de informações em várias línguas e de padrão Fifa. O site oficial da cidade-sede tem a função de abrigar informações sobre hotéis, linhas de ônibus, agenda de eventos, mapas, roteiros turísticos e telefone úteis.
Saúde - O secretário-adjunto da Saúde, Jorge Osório, trouxe para a reunião o status de andamento de projetos que estão sendo pensados para a Copa na área, como a reforma e a ampliação do Hospital de Pronto Socorro, que já apresenta 25% da obra concluída, e a construção das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Azenha/Partenon e Farrapos/Navegantes. Com a execução dessas obras, estima-se a construção de quatro novas UPAs para Porto Alegre, sendo três delas para serem entregues até 2014. Jorge Osório ainda falou das medidas planejadas essencialmente para o evento esportivo, como a intensificação da fiscalização sanitária e o atendimento de saúde nos locais de maior concentração no período da Copa.
A Câmara Temática de Infraestrutura de Serviços é coordenada pela gestora do Gabinete de Articulação Institucional, Ana Pellini, e pelo representante do Comitê Gestor da Copa no Estado, coronel Kleber Senisse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário