sábado, 28 de julho de 2012

Hepatite tem teste rápido e vacina na Redenção
População também será orientada sobre prevenção e tratamento
O Dia Mundial da Luta contra as Hepatites Virais, neste sábado, 28, é assinalado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com uma campanha que vai até às 17h, no Parque da Redenção (em frente ao Monumento ao Expedicionário). Estão à disposição testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C, e vacinas para hepatite B.
Médicos do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) em Hepatites Virais do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV) estão no local para esclarecimentos sobre o exame, as doenças, vacinação e tratamento. A vacinação será realizada também, no mesmo horário, no Hospital Parque Belém (Avenida Oscar Pereira, 8.300, bairro Belém Velho).   
O teste rápido de hepatites, com resultado pronto em 15 minutos, já é oferecido no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro), onde são feitos diagnósticos rápidos também de vírus HIV (transmissor da aids) e sífilis. A diferença, na investigação de hepatites, é que o resultado, quando positivo, precisa ser confirmado por exame de sangue convencional.
Quem fizer o teste rápido no Parque da Redenção e tiver a constatação de hepatite B ou C receberá encaminhamento para avaliação definitiva. Se o exame de sangue comprovar a presença de hepatite, será orientado para acompanhamento no SAE do Hospital Presidente Vargas. Estão também na Redenção representantes das organizações não-governamentais (ONGs) Hepatchevida, Força e Vida, Astraf e Via Vida, que prestam auxílio a pacientes com hepatites.
Foto: Guilherme Santos/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário