sábado, 28 de julho de 2012


Delegados: Justiça nega liminar contra aposentadoria
O pedido de liminar de autoria de 18 delegados da Polícia Civil contra a decisão do governo estadual de aplicar a aposentadoria compulsória aos 65 anos, foi negado pelo desembargador Glênio José Hekman.
"Em que pese as alegações no sentido de que estão na iminência de sofrer lesão no seu direito, não verifico, neste momento, fundado receio de que a sanção e publicação do ato do Governador do Estado, determinando a aposentadoria compulsória dos impetrantes aos 65 anos, cause ao direito dos impetrantes lesão grave e de difícil reparabilidade", afirma Hekman em sua decisão. O mérito do mandado deve ser apreciado pelos 25 integrantes do Órgão Especial do TJ/RS
Entre os policiais existe uma divisão, já que os mais novos defendem uma renovação na corporação e os mais antigos alegam possuir aptidão para o trabalho. Os mais velhos, se aposentados, alegam que sofrerão perdas de vencimentos.
Como permanecem em atividade, mesmo com tempo para aposentadoria, os delegados ganham 35% a mais no salário e, se trabalharem como substitutos em mais de uma delegacia, recebem 30%.


Gripe A: RS recebe 200 mil doses da vacina
Lote será distribuído a partir de segunda-feira
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recebeu, nesta sexta-feira, 200 mil doses da vacina tríplice que protege contra a gripe A e dois tipos de influenza sazonal. O lote enviado pelo Ministério da Saúde vai ser distribuído a partir de segunda-feira e deve estar disponível à população até o fim da próxima semana.
As regiões com maior circulação viral, terão prioridade no recebimento da vacina. Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta, que registraram maior número de ocorrências da doença, serão os primeiro municípios atendidos.
A imunização vai priorizar integrantes de grupos de risco (idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas e trabalhadores em saúde) que ainda não se vacinaram e os doentes crônicos.
Na Capital, as clínicas particulares voltaram a registrar grande procura pela vacina. Algumas receberam um novo lote na quarta-feira e hoje dispõem de poucas unidades. Parte dos estabelecimentos entrega senhas por ordem de chegada. O valor da vacina varia entre R$ 80 e R$ 100. Até o momento, o Rio Grande do Sul já registra 48 mortes e 340 casos de gripe A em 2012.


Voluntariado para a Copa 2014
Perfil dos voluntários será de acordo com a especificidade do local de atuação
O 2º Seminário do GT do Voluntariado da Copa do Mundo de 2014 ocorreu nesta sexta-feira, 27, quando foram abordadas as ações que deverão ser realizadas por aqueles que irão trabalhar na Copa 2014, em Porto Alegre. No encontro, ficou decidido que os participantes do seminário têm até o dia 15 de agosto para produzir a metodologia de trabalho que será desenvolvida com os voluntários nas áreas do transporte, segurança, hospedagem, turismo e eventos, gastronomia e saúde.
A partir das sugestões trazidas, no próximo encontro começará a elaboração de projetos. Também estão previstas simulações com as pessoas selecionadas ao longo de 2013 para que se tenha uma ideia de como será o trabalho durante a Copa.
O diretor de Governança da Secretaria Municipal de Governça Local (SMGL), Carlos Simões, sugeriu que sejam utilizados três voluntários em cada ponto, distribuídos em quatro turnos. “O grupo definiu que o perfil do voluntariado vai ser de acordo com a especificidade de cada local. Por exemplo, as pessoas que ficarão no aeroporto deverão ser um pouco mais qualificadas que aqueles que vão dar informações em um parque”, salientou.
Questões como a mobilização do pessoal que vai trabalhar, estrutura de trabalho e como capacitá-los também foram debatidas. Participaram do trabalho representantes do Gabinete de Planejamento Estratégico (GPE), SMGL, Symnetics Consultoria, Secopa, Cruz Vermelha, Parceiros Voluntários, entre outras entidades públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário