sexta-feira, 13 de julho de 2012

Caminhada: Arquitetura do Centro Histórico
Margs e Memorial serão alguns dos locais visitados
Será realizada neste sábado, 14, mais uma edição da caminhada orientada Viva o Centro a Pé. A saída será às 10h, na rua Demétrio Ribeiro em frente à Praça Daltro Filho. Monumentos, elementos escultóricos e arquitetônicos, simbologias da fachada da Biblioteca Pública e do memorial do RS e visitação ao Museu de Artes do RS (Margs) compõem o roteiro da caminhada.
As inscrições devem ser feitas pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com, e aguardar confirmação. Para participar é necessário doar alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a instituições do município. Outra opção é a doação de ração para cães e gatos, que será posteriormente distribuída pela Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda).
Os participantes subirão o Viaduto Otávio Rocha até a Praça da Matriz, com parada para conhecer os detalhes do Monumento a Júlio de Castilhos. Com referência à Revolução Francesa, serão analisados elementos e personagens alusivos à data magna da França, 14 de julho. Outros elementos arquitetônicos que fazem referência à França estão presentes na fachada da Biblioteca Pública, com forte influência positivista.
Na Praça da Matriz, segundo o orientador da caminhada, professor de Escultura do Atelier Livre da Prefeitura, José Francisco Alves, serão salientadas as esculturas no fachadismo de dois magníficos prédios públicos com estatuária alusiva à função dos mesmo: os prédios dos Correios, hoje Memorial do RS e a antiga Delegacia Fiscal do Tesouro, hoje abrigando o Margs. 
Foto: Cristine Rochol / Arquivo PMPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário