quinta-feira, 21 de junho de 2012

Uruguai quer a 'legalização controlada' da maconha
O governo do Uruguai vai apresentar um projeto de lei que propõe a "legalização controlada" da maconha. A medida, que busca combater o narcotráfico e a criminilidade, autorizaria o estado a produzir e distribuir a droga para usuários cadastrados em um banco de dados.
"Pensamos que a proibição de certas drogas está criando mais problemas à sociedade que a própria droga", afirmou nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, o ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro.
A proposta, inédita na América Latina, foi apresentada em meio a uma série de medidas analisadas pelo governo do presidente José Mujica com o objetivo de combater a violência no país.
Controle do estado - Atualmente, o Parlamento uruguaio analisa três projetos de lei, de diferentes partidos, que preveem a legalização do cultivo de maconha para consumo próprio, mas, segundo Huidobro, o governo teme que a medida seja utilizada pelo narcotráfico para transformar o país em um "centro de fabricação e distribuição internacional de drogas". "Diante disto, nos inclinamos mais para o controle estrito do estado sobre a distribuição e produção desta droga", explicou.
Para justificar a decisão, o ministro citou o aumento de homicídios em acertos de contas entre criminosos. Entre janeiro e maio de 2012, foram registrados 133 homicídios em todo o país, o que representa um aumento de 70% em relação aos 76 casos denunciados no mesmo período de 2011. Huidobro acrescentou que o projeto deve ser enviado ao Congresso em breve, mas não estabeleceu uma data específica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário