segunda-feira, 25 de junho de 2012


Servidores federais da Saúde e Trabalho paralisam hoje
Servidores federais da área da Saúde e do Trabalho no Rio Grande do Sul, paralisam atividades a partir desta segunda-feira. Aproximadamente 400 trabalhadores devem entrar em greve. O Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do RS (Sindisprev-RS) explica que uma das exigências da categoria é o reajuste de 22,08%.
“Pedimos o enquadramento das tabelas com os servidores da Previdência Social e melhores condições de trabalho, pois há grande defasagem no número de profissionais que atendem pelo SUS nas prefeituras do Estado”, destaca a diretora Dinara Del Rio. Para ela, “como a categoria não tem plano de carreira, os cargos não são atrativos para quem deseja   participar de um concurso público”.
No Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (MS), na avenida Borges de Medeiros, serão paralisadas a liberação judicial para consultas médicas e a compra de medicamentos. Também podem ter prejuízos no atendimento, principalmente no serviço interno, o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e os Centros de Saúde da Vila dos Comerciários e do IAPI.
Na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), funcionários do Ministério do Trabalho paralisarão por 24 horas nesta segunda-feira. O prédio da Superintendência, na Avenida Mauá, não será aberto ao público e serão suspensos os atendimentos para seguro desemprego, emissão de carteira do trabalho e serviços administrativos. A categoria pede equiparação da tabela com a do Seguro Social e jornada semanal de 30 horas.
No início da manhã desta segunda-feira, os servidores estarão em piquetes montados em frente aos prédios, a partir das 9h.  Será montado um piquete em frente ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (MS) em Porto Alegre, na avenida Borges de Medeiros. Mais cedo haverá com um piquete na frente da Superintendência Regional do Trabalho esclarecendo a população que na segunda não haverá prestação de serviços no prédio. 


Mercosul suspende Paraguai da cúpula do bloco
O bloco comercial Mercosul suspendeu o Paraguai da próxima reunião da cúpula regional que o grupo realiza a partir desta segunda-feira (25), informou a chancelaria da Argentina.
Um comunicado informou que os países membros do Mercosul e os Estados associados expressaram “sua mais enérgica condenação à ruptura da ordem democrática na República do Paraguai por não ter sido respeitado o devido processo”, referindo-se ao impeachment de Fernando Lugo. Por isso, diz o comunicado, decidiram “suspender o Paraguai de forma imediata e, por esta ato, do  direito de participar da Reunião do Conselho do Mercado Comum e da Cúpula de presidentes do Mercosul”.
Os encontros serão realizados na cidade argentina de Mendoza, entre os dias 25 e 29 de junho.


Abertas inscrições para formação de ecoeducadores
Atividade deve qualificar visitas educativas orientadas na Reserva do Lami
Estão abertas as inscrições para a nova edição do curso de formação para ecoeducadores da Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, a realizar-se na próxima terça-feira, 26 de junho. As inscrições são gratuitas, e as vagas, limitadas.
As aulas ocorrem no Centro de Educação Ambiental Augusto Carneiro, na sede da unidade de conservação (rua Otaviano José Pinto, s/nº), e dividem-se em parte teórica, ministrada pela manhã, e atividades de campo na trilha interpretativa guiada, à tarde.
O objetivo da atividade é qualificar as visitas educativas orientadas na área, destacando a importância das unidades de conservação da natureza, as diferentes categorias de manejo, aspectos relevantes da legislação e Plano de Manejo. O público-alvo são acadêmicos, professores vinculados a instituições de ensino e profissionais que atuam em órgãos públicos e privados que tenham envolvimento com a área ambiental.
A Reserva do Lami é uma área protegida por lei, não aberta à visitação pública, que somente recepciona atividades pré-agendadas, com objetivos educacionais.
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail reservalami@smam.prefpoa.com.br, informando nome  completo, formação acadêmica ou profissional, instituição de vínculo acadêmica e/ou profissional, telefones de contato e número do RG.
Foto: Anelise Fruett/Divulgação PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário