segunda-feira, 4 de junho de 2012

Qualificação de guardadores de veículos
A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego (SMTE), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMT), oferece nesta segunda-feira, 4, a oficina “Porto Alegre Turística”, direcionada aos guardadores de veículos da Capital. A iniciativa integra o projeto de qualificação profissional direcionado à categoria, que será desenvolvido pela SMTE através de um curso, em processo de licitação, e três oficinas sobre regras de trânsito, turismo e segurança.
A primeira palestra do projeto terá como objetivo qualificar os profissionais envolvidos direta e indiretamente com o turismo na cidade, em um sistema de recepção e acolhimento, estimulando a adoção de boas práticas e a elevação do padrão da qualidade dos serviços prestados e informações sobre o turismo em Porto Alegre. “A intenção é estimular e qualificar os trabalhadores da categoria a prestar um serviço diferenciado para a comunidade do município e turistas, principalmente durante grandes eventos”, afirma o secretário do Trabalho e Emprego, Pompeo de Mattos.
Serviço:
“Porto Alegre Turística”.
Local: Auditório da Secretária Municipal de Administração (av. Siqueira Campos, 1300 – 14º andar).
Horário: 18h30
Público: 50 trabalhadores, com fornecimento de certificado de participação.



Médicos não querem medida que altera carreira no serviço público
A categoria médica quer ficar de fora da MP 568/2012. Segundo a Federação Nacional dos Médicos (FENAM), a proposta interfere na remuneração dos médicos servidores públicos federais e desfigura também, a jornada de trabalho daqueles que integram o executivo. Médicos que têm hoje uma jornada de 20h/semanais no serviço público, ao ingressarem na carreira teriam que cumprir 40h/semanais pelo mesmo valor, ou seja uma redução de 50% na remuneração. 
"Se continuarmos cumprindo, como o fazemos até o momento, uma jornada de 20h/semanais, teríamos a redução da remuneração em 50%, o que, por ser inconstitucional, será compensado pela criação de uma VPNI (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada) no valor dos outros 50%. Doravante, sempre que houver promoção ou progressão, haverá compensação pela VPNI, mantendo-se inalterada a remuneração. Só haverá aumento se o governo o conceder de forma linear. Ainda há as questões da insalubridade, agora congelada em valores fixos e a da gratificação de desempenho," explicou o secretário de assuntos jurídicos da FENAM, Antônio José Francisco Pereira dos Santos. 
"Nosso objetivo é sair do projeto. Respeitamos a posição das outras categorias que apoiam a MP, mas não queremos estar incluídos nesta proposta e vamos lutar neste sentido," declarou o secretário de comunicação da FENAM, Waldir Cardoso.
Greve de professores federais atinge 46 universidades
Levantamento do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), aponta que a greve dos professores federais já atinge 46 universidades e dois institutos de ensino tecnológico. A greve já dura mais de 15 dias.
Os docentes reivindicam, principalmente, a revisão do plano de carreiras. O atual modelo, segundo o sindicato, não permite uma evolução satisfatória do professor ao longo da profissão.
O comando de greve tinha uma reunião marcada no Ministério de Planejamento, na semana passada, que foi adiada pelo governo, sem nenhuma justificativa, conforme o sindicato.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um apelo para que os professores retomem suas atividades e justificou o atraso nas negociações por causa da morte, em janeiro, do secretário executivo do Ministério do Planejamento, Duvanier Costa, que era responsável pela negociação salarial de todo o serviço público federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário