quinta-feira, 21 de junho de 2012

Novas vagas para pré-vestibular popular
Prefeito assinou convênio para 160 novas vagas a partir de julho
Foi garantido nesta quinta-feira, 21, o aumento do número de vagas no Curso Pré-Vestibular Popular. O prefeito José Fortunati assinou convênio entre as secretarias municipais da Juventude e da Educação, a União Estadual dos Estudantes (UEE) e o Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE) que assegura novas 160 vagas no Curso Pré-Vestibular Popular a partir de julho. A prefeitura entrou no projeto em março e neste ano serão 410 alunos beneficiados. Anteriormente o projeto era executado pela Ufrgs. (fotos)
De acordo com o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins, o objetivo é beneficiar jovens que tenham entre 15 a 29 anos, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, oriundos das escolas da rede pública de Porto Alegre, oferecendo gratuitamente curso preparatório para o vestibular.
O prefeito foi taxativo ao afirmar o modelo injusto de ingressar nas universidades. “É uma oportunidade ímpar para alunos de escolas públicas e que não podem se preparar de forma adequada. Estamos criando condições permitindo que esses jovens menos favorecidos financeiramente possam enfrentar esse sistema injusto que é o vestibular”.  Fortunati destacou, ainda, a intenção da prefeitura em continuar ampliando o número de vagas. Agradeceu a parceria com as entidades que representam os estudantes. “Cumprimento a iniciativa pelo protagonismo, iremos continuar parceiros porque a educação é o grande instrumento de transformação da sociedade”.   
Para o presidente da UEE, Arthur da Veiga, as políticas públicas para a juventude vem avançando na cidade graças a inúmeras parcerias. “É nosso dever como entidade representativa buscar facilitar e incentivar a vida do estudante”.
Presente no ato, Tiago Teixeira, 27, está confiante porque irá fazer pré-vestibular . “Nao tive ainda oportunidade de ingressar na universidade. Pretendo prestar vestibular pra Relações Internacionais”, comemorou. 
Nova turma – As aulas serão ministradas por estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). O aluno poderá optar pelos turnos da manhã ou tarde. 110 vagas estarão disponíveis no Centro de Referência da Juventude (CRJ), que fica junto à SMJ no bairro Cidade Baixa, e 50 vagas serão atendidas na Escola de Engenharia da Ufrgs, no Centro. As aulas acontecem de segunda a sábado e o término do curso está previsto para janeiro de 2013.
Curso em andamento – Hoje 250 alunos são beneficiados com aulas que acontecem nos turnos da tarde e da noite, com 125 alunos por turma.
Sobre o curso: A UEE e o CEUE são os responsáveis pela administração, divulgação e captação de estudantes. A Secretaria Municipal da Juventude organizará a lista de espera para suprir possíveis evasões. Já a Secretaria Municipal de Educação realizará o acompanhamento pedagógico, em conjunto com a coordenação  do projeto, e fiscalizará os relatórios mensais de frequência e das atividades desenvolvidas.
Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário