terça-feira, 5 de junho de 2012

Meio Ambiente: a Porto Alegre que queremos
A programação da 28ª Semana do Meio Ambiente traz nesta terça-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, a mesa redonda “Cidades Sustentáveis: Qual a Porto Alegre que Queremos?”.
O evento ocorre a partir das 17h30, no auditório da Faculdade de Arquitetura da PUCRS (prédio 9). “Este debate traz a visão local sobre os assuntos globais que estão em pauta, com a proximidade da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio + 20”, explica o secretário do Meio Ambiente, Luiz Fernando Záchia. “Reunimos professores doutores com conhecimento e experiência para tratar de temas relacionados à sustentabilidade de forma próxima à realidade do porto-alegrense”, diz.
A mesa redonda começa com o professor doutor Marcus Seferin, que fará a palestra “O Aspecto ambiental da sustentabilidade no futuro que queremos para Porto Alegre”. Seferin possui graduação em Química Industrial e mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, é professor adjunto da PUC e tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química.
O professor doutor da PUC, Gustavo Inácio de Moraes, doutor em Economia Aplicada na USP, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná e Bacharel em Ciências Econômicas pela USP dá continuidade aos trabalhos com a apresentação "Soluções econômicas para a sustentabilidade: um conflito irreversível?". Com experiência como analista econômico no Banco Inter American Express, atua principalmente nas seguintes áreas: teoria econômica, conjuntura econômica, recursos naturais, desenvolvimento sustentável, economia da mudança climática e matriz energética.
O último painel será do ex-coordenador de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental do IPH da UFRGS, André Luiz Lopes da Silveira. Graduado em Engenharia Civil, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS (1986), possui titulações acadêmicas internacionais. Professor orientador de Pós-Graduação do IPH e do PROPUR da UFRGS, professor de Hidrologia da Engenharia Civil da UFRGS e editor associado da Revista Brasileira de Recursos Hídricos, ele apresentará a palestra “Programa Bacia do Arroio Dilúvio – um Futuro Possível”.
A programação é gratuita.

Campanha do agasalho da Trensurb
A Trensurb lança amanhã (6) sua campanha do agasalho, uma promoção do Setor de Responsabilidade Socioambiental (Seram) da empresa. O lançamento será na Associação dos Ilhéus Ecológicos, na Ilha das Flores, a partir das 15 horas.
Cláudio Carvalho Teixeira, chefe do Seram lembrou que “com o frio e as chuvas, todos os anos os moradores das ilhas têm sua situação agravada” A Trensurb, com a campanha, pretende enfrentar antecipadamente estas dificuldades, distribuindo peças de roupa, calçados e roupas de cama. Em parceria com a Associação dos Ilhéus Ecológicos, será feita a distribuição para aas outras associações das ilhas da Pintada, dos Marinheiros e do Pavão.
Os agasalhos podem ser colocados em pontos de recolhimento em todas as estações da Trensurb.

Novas normas para protetores solares
Determinação da Agência nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicada no Diário Oficial da União define novas normas para os protetores solares de pele e lábios. No prazo de dois anos, os protetores deverão ter Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 6, não poderão fazer propaganda de que protegem 100% contra a radiação solar e, mesmo que sejam resistentes à água, deverão orientar para que sejam reaplicados.
Os protetores solares poderão indicar no rótulo da embalagem serem "resistente à água", "muito resistente à água", "resistente à água/suor" ou "resistente à água/transpiração".
Segundo a agência, as mudanças se devem à padronização dos produtos no âmbito do Mercosul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário