segunda-feira, 18 de junho de 2012


Datafolha: Serra tem 30% e Haddad 8%
O ex-governador José Serra (PSDB) se manteve na liderança com 30% das intenções Na pesquisa Datafolha realizada entre os dias 13 e 14 de junho. Em segundo aparece Celso Russomanno (PRB), com 21%. Soninha Francine (PPS) está com 8%, empatada na terceira posição com Haddad.
Netinho de Paula (PCdoB) está com 7% das intenções de voto. Gabriel Chalita (PMDB) tem 6%.
Paulinho da Força (PDT) tem 5%. Luiz Flávio D'Urso (PTB) e Carlos Giannazi (PSOL) aparecem com 1%. Os outros candidatos não pontuaram.
De todos os entrevistados, 9% declarou voto branco ou nulo, e 3% ainda não sabe.
A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 1077 pessoas e está registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-00075/2012.


Porto Alegre terá aluguel de bicicletas

A partir do segundo semestre deste ano, os porto-alegrenses terão acesso a bibicletas de aluguel em 30 pontos da cidade. O novo serviço foi aunciado na manhã deste domingo, 17, pelo prefeito José Fortunati, na largada do Passeio Ciclístico do Bem Estar, no Parque Farroupilha, promovido pela prefeitura e pela Unimed POA. Cerca de 250 ciclistas participaram da ação para celebrar o uso da bicicleta como atividade física e meio de transporte, com a presença do ex-prefeito de Bogotá Enrique Peñalosa.
Conforme explicou o prefeito, o projeto para disponibilizar bicicletas associa-se à construção de ciclovias na Capital no esforço do município de estimular o transporte, com segurança. Até 2014, Porto Alegre terá cerca e 50km de ciclovias. "Estamos trabalhando para criar insfraestrutura para que os ciclistas circulem em segurança, estimulando nos cidadãos a cultura do respeito à bicicleta como meio de transporte", disse Fortunati. Na nova proposta, os usuários poderão acessar as bicicletas por meio da liberação por celular e entregá-las em outro dos 29 pontos instalados, a exemplo do que ocorre em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
A estrutura técnica do projeto está formatada pela EPTC. A prefeitura desenvolve agora a avaliação financeira da proposta e está em busca de parceiros para viabilizá-la. De acordo com o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, o aluguel será de baixo custo. "O valor do aluguel será simbólico, uma vez que teremos parceiros patrocinando a iniciativa. O objetivo é tornar a bicicleta acessível ao cidadão", explcou Capellari.
Passeio ciclístico - Conhecido mundialmente por estimular o uso da bicicleta, o conferencista do Fronteiras do Pensamento e ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, participou do passeio ciclístico na Capital. Sobre as soluções em mobilidade urbana para as grandes cidades, defende a priorização das pessoas. "Nos últimos 80 anos, fizemos cidades para os carros. Agora, temos que pensar em espaços qualificados para a circulação das pessoas e das bibicletas", manifestou Peñalosa.
Os ciclistas percorreram cerca de sete quilômetros, no trecho que inclui a avenida Setembrina, Túnel da Conceição, Rodoviária, Mauá, Gasômetro, avenida Edvaldo Pereira Paiva, Aureliano de Figueiredo Pinto, Venâncio Aires, rua Santana e retorno ao Parque Farroupilha. O evento teve apoio das secretarias municipais do Esporte e Lazer e do Meio Ambiente, EPTC, Itati, Vonpar, Bike Sul e PoaBikers.

Trensurb utiliza papel reciclado em programas educativos

Para produzir uma tonelada de papel são necessárias onze árvores. Cada árvore produz em média 12 mil folhas, cada folha consome 0,045 quilowatt de energia e 0,45 litro de água para ser produzida. O brasileiro usa, em média, 44 quilos de papel por ano. A produção do papel envolve, além do desmatamento, o uso de produtos químicos tóxicos tanto para o homem quanto para a natureza. Na indústria em geral, é o que consome a maior quantidade de água e está em quinto lugar no ranking dos que consomem mais energia.
Visando a preservar o meio ambiente e diminuir a poluição, a Trensurb reelaborou os materiais impressos que são distribuídos no Programa Futuro Usuário e nas demais atividades com público infantil. Agora, os trens de montar e o “porta-treco” do Zurbinho são feitos em papel reciclado e não-colorado. O objetivo é conscientizar e também ampliar o uso desse tipo de papel na empresa.
A reciclagem não é tão agressiva ao meio ambiente, pois não necessita do uso de árvores e os produtos químicos utilizados são inofensivos em comparação aos usados para fazer o papel branco.
Futuro Usuário
Existente desde 1984 - um ano antes de início da operação comercial da Trensurb –, o Programa Futuro Usuário já acompanhou mais de 200 mil estudantes, buscando sensibilizá-los e orientá-los para o uso correto do sistema metroviário, a fim de contribuir na formação dos futuros usuários do trem. Eles visitam a empresa e recebem todas as informações necessárias para a realização de uma viagem segura, além de dicas sobre cuidados para preservar o metrô e suas estações. Escolas interessadas em participar do programa devem entrar em contato com o Setor de Responsabilidade Socioambiental (Seram) da Trensurb, através dos telefones  (51) 3363.8186 ou (51)3363.8116.

Comunidade judaica faz doação de agasalho

Com a ajuda de dezenas de voluntários, a comunidade judaica dedicou o domingo para reunir doações à Campanha do Agalhado de Porto Alegre, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. No final da tarde deste domingo, 17, a Federação Israelita fez uma entrega simbólica ao prefeito José Fortunati e à primeira-dama Regina Becker, no Clube Hebraica. De acordo com a organização, foi arrecadado volume superior a uma tonelada de roupas, cobertas e calçados.
Para Gustavo Schwetz, responsável pela mobilização dos jovens na campanha, a ação conjunta tem muitos significados. "A comunidade judaica trabalhou junta, acima das entidades. Estão todos reunidos para ajudar o próximo, porque somos cidadãos porto-alegrenses e gaúchos", manifestou o jovem, destacando a alegria presente entre os voluntários durante o dia de trabalho. Ao longo da última semana, voluntários das mais de 15 entidades judaicas envolvidas passaram pelas ruas das rotas previstas, distribuindo sacolas e flyers da campanha. Neste domingo, caminhões percorreram os bairros Bom Fim, Cidade Baixa, Petrópolis, Rio Branco, Santana e Moinhos de Vento para recolher agasalhos nas residências.
Campanha do Agasalho - A primeira-dama enfatizou que será feita triagem e contagem das doações que apoiarão o município a superar a campanha de 2011, quando foram reunidos 85 mil itens destinados a 76 entidades. "Pretendemos chegar a 100 mil itens neste ano, e essas doações são a prova de que podemos sonhar", disse Regina. O prefeito agradeceu a parceria da comunidade judaica, que reforça a forte relação mantida com a cidade. "Ações como esta mostram a grandeza da comunidade na parceria com a cidade de Porto Alegre. As doações farão muita diferença para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social", considerou Fortunati.
As doações para a campanha podem ser feitas até o dia 31 de agosto, no Paço Municipal (praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), Fasc (avenida Ipiranga, 310) e nas secretarias municipais. Neste ano, o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria Especial dos Direitos Animais (Seda) organizam a Campanha do Agasalho, que começou em 11 de maio. Além dos itens de vestuário, que são doados às entidades cadastradas, haverá arrecadação de roupinhas, cobertores e utensílios para protetores independentes e ONGs que cuidam de cães e gatos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário