terça-feira, 26 de junho de 2012


200 professores da UFRGS decidem aderir à greve nacional
Duzentos dos mil e quinhentos professores da UFRGS decidiram aderir à greve nacional da categoria, por tempo indeterminado. Filiados  ao Sindicato nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), eles param a partir de sexta-feira.
 “A maioria dos participantes aprovaram a greve. Seguiremos a lei, comunicaremos a reitoria amanhã e iniciaremos a paralisação na sexta-feira, 72h após a assembleia”, revelou a professora Laura Fonseca, primeira vice-presidente regional da direção do ANDES e docente na área de Educação e Pedagogia.
As principais reivindicações dos professores são por reestruturação da carreira, valorização do piso, incorporação de gratificações e melhorias nas condições de trabalho. Desde 17 de maio, mais de 50 universidades e institutos federais do País, metade do total, aderiu à paralisação. No Rio Grande do Sul, já paralisaram docentes das universidades federais de Rio Grande (FURG), de Santa Maria (UFSM) e do Pampa (UNIPAMPA).
Dos dois mil e oitocentos funcionários da UFRGS e UFCSPA, mais de 65% aderiram à greve que completa das semanas, com adesão crescente de servidores.


Maioria é reprovada nas provas práticas de direção
De cada 10 candidatos inscritos para os testes práticos para obter a carteira de habilitação, seis são reprovados. Os dados são do DETRAN e referem-se as provas da categoria B. Do começo do ano até o final do mês de maio, 62% dos candidatos foram reprovados.
Pelos dados fornecidos pelo departamento, no período 62 mil e oitocentos candidatos foram aprovados e 101 mil e trezentos foram reprovados.
Em relação às provas teóricas, 72% dos candidatos consegue aprovação na categoria B. Já nas categorias C, D e E a aprovação nas provas práti cãs tem índice superior a 70%.


Sul-americanos decidem sobre novo governo paraguaio
A UNASUL (União  de Nações Sul-Americanas) estará reunida em Mendoza, na Argentina, na próxima sexta-feira (29) para discutir a crise política paraguaia. Assim, a reunião coincidirá com a Cúpula do Mercosul que já estava marcada para a mesma cidade e dia. O objetivo é aproveitar a presença dos presidentes que já estariam na cidade.
Na reunião será discutida uma posição com junta sobre o impeachment de Fernando Lugo e a posse de Federico Franco no governo do Paraguai.
Nesta segunda-feira, o novo chanceler do Paraguai, José Félix Fernández Estigarribia, disse que o país não aceitará o fato de ter sido suspenso pelo Mercosul.
"Não se pode aplicar nenhum tipo de sanção sem nos escutar. É curioso que países que questionaram a brevidade do prazo do julgamento político agora nos acionem sem escutar a defesa", disse.
A declaração foi feita após a cerimônia de posse do novo ministério do presidente Franco, três dias após o contestado processo de impeachment.
A chancelaria paraguaia emitiu um comunicado pedindo aos parceiros do bloco "direito de defesa".


Os avanços sociais na era Vargas em debate
Um dos fundadores do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e dos mais antigos militantes do trabalhismo no Rio Grande do Sul, Antonio de Pádua Ferreira, e o professor de Ciências Criminais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Luiz Carlos Rodrigues Duarte, são os convidados para o terceiro módulo do Ciclo de Debates Getúlio Vargas 130 anos, realizado pela Câmara Municipal de Porto Alegre. A atividade, iniciada no dia do nascimento do estadista (18/4), tem continuidade na próxima quinta-feira (28/6). Os dois convidados analisam os “Avanços Sociais na Era Vargas”, tema da conferência aberta ao público a partir das 14h30min, no Plenário Otávio Rocha (Avenida Loureiro da Silva, 255).
Estadista
A trajetória de Getúlio Vargas foi acompanhada pelos dois palestrantes. Ambos participaram ativamente do momento político considerado um dos mais ricos da política brasileira no século XX. Antonio de Pádua, com maior intensidade na era getulista, e Luiz Carlos Duarte, já no período brizolista, um dos fundadores do Grupo dos Onze quando ainda estudava no Colégio Julio de Castilhos (Julinho) em Porto Alegre. Depois da conferência, o debate será aberto aos participantes.
Informações no site www.camarapoa.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3220-4187 


Novas instalações da Unidade de Saúde Belém Novo
Unidade trabalha em terceiro turno, com funcionamento até 22h
As obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Belém Novo (UBS) serão inauguradas nesta terça-feira, 26, às 15h, beneficiando uma população de aproximadamente 25 mil pessoas. As melhorias incluíram a recuperação estrutural do prédio, pintura interna e externa, troca de pisos, revestimentos e telhado. O prefeito José Fortunati participará da entrega das novas instalações.
A unidade, localizada na Rua Florêncio Farias, 195, recebeu ainda novas instalações hidráulica e elétrica. A área física foi ampliada, passando de 264 metros quadrados para 362, permitindo a criação de novos espaços para atendimento aos usuários que passam a contar com ampla e confortável sala de espera e recepção. Foram adquiridos novos mobiliários e equipamentos. O serviço recebeu equipamentos de climatização de ambientes e cercamento do prédio com gradil de concreto.
Localizada a 25 quilômetros do centro da capital, a UBS Belém Novo tem um papel importante no atendimento às necessidades da comunidade, já que é o serviço de saúde mais próximo dos usuários. Visando ao atendimento adequado desta demanda, a unidade trabalha em terceiro turno com funcionamento até 22h.
Foto: Francielle Caetano/PMPA


Humberto Costa é o candidato do PT em Recife

A candidatura do senador Humberto Costa à prefeitura de Recife, foi confirmada pela direção do Partido dos Trabalhadores. A decisão acontece depois que a cúpula do PT negou um pedido do atual prefeito João da Costa pleiteando a reeleição.
A confusão na disputa petista teve início nas prévias partidárias da legenda no Recife, no mês passado. João da Costa, que disputava com o deputado federal Maurício Rands, venceu a votação. Mas Rands alegou que houve irregularidades na elaboração da lista de pessoas aptas a votar. O caso chegou ao plano nacional. Uma segunda votação estava marcada quando Maurício Rands acabou desistindo para apoiar o senador Humberto Costa, que entrou na disputa de forma extemporânea - e apoiado pela Executiva Nacional. 
Com a decisão desta segunda-feira, o partido oficializa a candidatura de Humberto Costa, que só corre riscos se João da Costa decidir recorrer à Justiça.

PC do B fecha apoio à Haddad
O PCdoB decidiu fechar o apoio ao candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad. A aliança foi selada durante um encontro de cerca de uma hora e meia de duração, do qual participaram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo PT, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, o ex-ministro do Esporte Orlando Silva e o vereador Netinho de Paula, até então cotado para ser o candidato do partido a prefeito. Com o apoio, o tempo de Haddad no horário eleitoral gratuito passa de 7min30 para 8min27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário