quarta-feira, 16 de maio de 2012

Trensurb inaugura serviço de informações ao cidadão


Atendendo à Lei do Acesso à Informação, dados podem ser acessados por todos, através de consulta presencial ou pelo site da empresa.
Nesta quarta-feira, 16, a Trensurb inicia as atividades do seu Serviço de Informações ao Cidadão (SIC). A medida trata-se da disponibilização de dados da empresa aos cidadãos – incluindo documentos, arquivos, estatísticas – e é uma adaptação à Lei 12.527, de 18 de novembro de 2011. Denominada Lei do Acesso à Informação, ela regulamenta obrigações, procedimentos e prazos para a divulgação das informações pelas instituições públicas, garantindo a efetividade do direito de acesso. A Lei pode ser acessada em www.acessoainformacao.gov.br, link que também está disponível em www.trensurb.gov.br.
As informações do SIC podem ser acessadas de duas maneiras: através do site da Trensurb e na sede administrativa da empresa. O procedimento tem início com as perguntas dos cidadãos, que geram protocolos. A empresa tem um prazo de vinte dias, prorrogáveis por mais dez, para a entrega das respostas caso não tenha a informação no momento da solicitação do cidadão.
A Lei 12.527/2011 prevê a designação de um responsável em cada órgão da Administração para acompanhar a implementação das políticas definidas. Na Trensurb, este responsável é Carlos Augusto Belolli – também assessor executivo da Presidência da empresa. A implementação é feita pela Gerência de Comunicação Integrada (Gecin).
SIC é diferente de Central de Atendimento
A Trensurb já possui uma Central de Atendimento, através da qual os usuários podem dar sugestões, fazer perguntas e reclamações – sempre sobre assuntos operacionais. De forma diferente, mas também beneficiando o cidadão, o SIC disponibiliza informações do âmbito da gestão da empresa - como programas e ações, despesas, transferências de recursos, procedimentos licitatórios, contratos e resultados de auditorias. 
Os canais de atendimento da Trensurb
Atendimento presencial do SIC 
Av. Ernesto Neugebauer, 1985  -  Bairro Humaitá - CEP 90250-140 -  Porto Alegre - RS (acesso também pela Estação Aeroporto) 
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30 
Telefone: (51) 3363-8008 
Central de Atendimento ao Usuário 
Estação Aeroporto 
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h 
Telefone: (51) 3363-8477 
Telefone de emergência 
Para comunicação de situações de emergência, mal súbito, vandalismo ou comércio irregular nos trens 
Telefone: (51) 3363-8026 
SMS 
Para comunicação de situações de emergência, mal súbito, vandalismo ou comércio irregular nos trens 
Telefone: (51) 8463.9863  
Foto: Marco Pecker, da Trensurb 

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