segunda-feira, 21 de maio de 2012

Evento internacional de Democracia Participativa
“Democracia nas Cidades e Grandes Transformações Urbanas” é o tema da 12ª Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP). O assunto será discutido por especialistas de 12 países – Argentina, Bolívia, Canadá, Croácia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Portugal, República Dominicana, Senegal e Uruguai – que irão protagonizar um dos mais intensos eventos sobre democracia participativa já realizados na Capital. O encontro ocorre de 11 a 13 de junho, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (avenida Érico Veríssimo, 307).
A Conferência terá quatro eixos – “Planejamento Urbano e Participação”, “Participação da População na Construção dos Megaeventos”, “Desenvolvimento Econômico, Planejamento Territorial e Sustentabilidade” e “Processos Criativos na Democracia Participativa”. Do debate, resultará a Carta de Porto Alegre, documento final do evento promovido pelo Observatório Internacional de Democracia Participativo e Prefeitura de Porto Alegre.
Os quatro eixos serão debatidos em painéis simultâneos a partir das 9h do dia 12 de junho. O eixo 1, “Planejamento Urbano e Participação”, será coordenado pelo arquiteto e coordenador da Faculdade de Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Paulo Regal Horn. O eixo 2, “Participação da População na Construção dos Megaeventos”, ficará sob o comando do professor Paulo Soares, do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A professora de Ciência Política da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) Ana Simão será a responsável pelo eixo 3, “Desenvolvimento Econômico, Planejamento Territorial e Sustentabilidade”, e, o coordenador do curso de Comunicação Digital da Unisinos, Daniel Bittencourt, com o eixo 4, “Processos Criativos na Democracia Participativa”.
Entre os convidados já confirmados para os painéis estão Arlete Moyses Rodrigues, da Unicamp, Christopher Thomas Gaffney, pesquisador sobre megaeventos e trajetória sócioespacial, da Inglaterra, o uruguaio Raul Zibecchi, a professora da University of Quebec at Montreal, do Canadá, Anne-Marie Broudehoux, a presidente da Comissão Desafios para a Democracia, da União Europeia, Anne-Marie Chavanon, o economista Ladislau Dowbor, da PUC de São Paulo, o diretor da Secretaria de Coordenação Política e Governança Local, Plínio Zalewski, e André Martinez, da empresa Lung, de Porto Alegre. Outros nomes deverão ser anunciados em breve pela organização do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário