quarta-feira, 23 de maio de 2012

Convocação de governadores e quebra do sigilo da Delta nacional

O presidente da CPI do Cachoeira, senador Vital do Rego (PMDB-PB), disse hoje que no próximo dia 5 de junho poderão ser votados requerimentos para convocação dos governadores Sérgio Cabral (PMDB), Agnelo Queiroz (PT) e Marconi Perillo (PSDB) e para a quebra de sigilos bancários, fiscal e telefônico da matriz da Delta Construtora.
- Achamos que não podemos votar a convocação dos governadores em bloco. Cada governador é um caso. Precisamos analisar, são governadores de diversos partidos, então não tem blindagem, conveniência, acordo, arrumação. Vamos votar cada caso, disse Vital do Rego em coletiva à imprensa.
O deputado Ônix Lorenzoni (DEM-RS) lembrou que Cláudio Abreu, diretor da Delta Centro-Oeste, tinha procurações para movimentar as contas da empresa com sede no Rio de janeiro.
O relator da CPI, deputado Odair Cunha (PT-SP), confirmou a informação e disse que, sendo procurador da empresa, Abreu precisaria ter a conivência e a participação de diretores nacionais. O presidente da CPI afirmou que há fortes indícios de que os diretores nacionais da Delta tinham conhecimento do envolvimento de Abreu com Cachoeira.
– Se os parlamentares entenderem que a extensão da gravidade dos fatos que envolvem a Delta nacional pode atingir o país inteiro, o CNPJ geral da empresa pode ser aberto – disse Vital.
Boca fechada
Na avaliação de Vital do Rêgo, os demais convocados pela CPI devem repetir a estratégia de Cachoeira – manter-se em silêncio. Por isso, a CPI precisa se ater ao caráter investigativo e analisar as provas documentais, que chegarão com os pedidos de transferência de sigilo já aprovados.
Vital do Rego entende que os demais convocados pela CPI repetirão a estratégia de Cachoeira, ou seja, ficarão em silêncio. Assim, a CPI precisa se ater ao caráter investigativo e analisar as provas documentais.
– A transferência do sigilo bancário, fiscal e telefônico de todos os envolvidos talvez seja o grande passo da CPI – disse o senador..
Audiências
Para amanhã (24) estão marcados três depoimentos: Jairo Martins de Souza, Idalberto Matias de Araújo, o Dadá, e Wladimir Garcez.
Na terça-feira (29), às 14h, será a vez do depoimento de Cláudio Abreu, diretor da Delta. Os outros três depoentes, José Olimpio de Queiroga Neto, Gleyb Ferreira e Lenine Araújo de Souza, vão depor na quarta-feira (30), às 10h15. No dia 31, também às 10h15, será a vez do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO).



Secretaria de Segurança para Grandes Eventos na SECOPA
O secretário extraordinário da Copa 2014, Urbano Schmitt, recebeu nesta terça-feira, 22, na sede da SECOPA, o presidente da comissão da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos no Rio Grande do Sul, Sérgio Henrique Silva da Silva.
- Viemos hoje com o objetivo de apresentar e interar de como o município pode estar apoiando este modelo para que os esforços aos grandes eventos, principalmente a Copa do Mundo, tenham resultados mais eficazes, enfatizou o presidente Sérgio Henrique da Silva.
A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos está vinculada ao Ministério da Justiça.A pasta terá como função coordenar e planejar as ações de segurança para os eventos que o Brasil receberá nos próximos anos, especialmente a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, além de outros designados pela Presidência da República. A Secretaria conta com quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário