terça-feira, 22 de maio de 2012

A “Cidade mais italiana do Brasil” estreia no Dia do Vinho
Conjunto de 48 casas preservadas pelo patrimônio histórico nacional é um dos atrativos de Antônio Prado
Que tal a ideia de uma caminhada pelas pacatas ruas de um conjunto histórico de 48 edificações erguidas pelos imigrantes italianos no século 19 e hoje preservadas como patrimônio nacional, para terminar em uma vinícola, ao encontro de um bom cálice de vinho? Pois é assim, original, que Antônio Prado estreia com força no Dia do Vinho – em sua 3ª edição, de 25 de maio a 3 de junho.
O turismo histórico desfrutado na tranquilíssima estrutura urbana revela-se o grande atrativo da cidade de pouco mais de 12 mil habitantes. Em paralelo, com três grandes vinícolas, além das de pequeno porte e familiares, a indústria da uva e do vinho responde por 12% da economia local. A maior parte da produção se distribui pelas áreas da Grande Porto Alegre, Vale do Taquari, Missões, a própria Serra e, fora dos limites do Rio Grande do Sul, por Santa Catarina, São Paulo e arredores.
“A participação no Dia do Vinho abre a possibilidade de se inserir o município no cenário vitivinícola, mostrando a qualidade dos vinhos locais, e também propicia uma visibilidade turística, que pode gerar maior visitação, renda e trabalho”, avalia a secretária municipal de Turismo e Comércio, Dirce Brambatti Guzzo. O grande destaque na programação, além dos descontos de até 30% no varejo das vinícolas, para o consumidor final, e das vantagens na rede hoteleira, está reservado para a Adega Casa do Imperador. Nas noites de 25 de maio e 1o de junho serão realizados jantares com cursos de degustação. E em breve as ações envolvendo o brinde coletivo serão divulgadas. “Esperamos um retorno com aumento o número de turistas no município  e nas vinícolas locais”, projeta Dirce.


Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho, data que consta do calendário oficial de eventos do Rio Grande do Sul é resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores, fomentado pelo Ministério do Turismo. A realização da 3ª edição é do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – Região Uva e Vinho (SHRBS), em parceria com as Secretarias de Turismo dos municípios envolvidos, Conventions Bureau de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, Sindivinho, Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha e da Phoenix Eventos, além de entidades parceiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário