sexta-feira, 2 de outubro de 2020

 



Bolsonaro confirma indicação do desembargador Kassio Nunes Marques para o STF

Presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro confirmou, na noite desta quinta-feira (1.º), a indicação do desembargador do Tribunal Regional Federal da 1.ª Região (TRF-1) Kassio Nunes Marques para a vaga do ministro Celso de Mello, no Supremo Tribunal Federal (STF). No Diário Oficial da União desta sexta (2), a indicação de Bolsonaro ao Senado foi formalizada – embora Celso de Mello só vá se aposentar no dia 13. Só depois disso é que os senadores poderão iniciar os trâmites para aprovar ou rejeitar o nome escolhido pelo presidente

Kassio Nunes Marques, porém, sofre forte resistência da militância e de setores conservadores; do outro lado, é bem avaliado junto a aliados políticos de Bolsonaro no Senado e no próprio Supremo. Assim que for oficializado, o nome de Kassio Nunes será submetido à apreciação do Senado, que vai decidir se aprova ou rejeita a indicação. 

Desembargador Kassio Marques

A primeira escolha de Bolsonaro ao STF foi divulgada pelo presidente em sua live semanal. "Ele é católico e vocês vão gostar do trabalho dele no Supremo Tribunal Federal", resumiu o presidente da República. "Sai publicado amanhã o nome do Kassio Marques para a primeira vaga no STF. Ele está levando tiro. Qualquer um que eu indicasse levaria tiro", disse o presidente, se referindo às críticas feitas ao nome do desembargador.

A sugestão de Bolsonaro para novo ministro do STF surpreendeu principalmente a ala ideológica do governo, que inclusive trabalhou contra a indicação dele nos bastidores. Membros das bancadas evangélica e católica na Câmara dos Deputados iniciaram até uma campanha em favor de outros candidatos ao Supremo, tidos como mais conservadores em comparação ao desembargador Kassio Nunes Marques. Apesar disso, pesou a opinião da ala pragmática do governo. Eles acreditam que a indicação do desembargador do TRF-1 não terá dificuldades em passar pelo crivo do Senado. 

Durante a live, o presidente ratificou que quando for indicar alguém para o lugar do ministro Marco Aurélio Mello, que irá se aposentar do STF em junho de 2021, ele vai priorizar um juiz evangélico. “Eu tenho um tremendo respeito por mais de 30 milhões de evangélicos no Brasil. Quando eu falo que tem que ter um evangélico [no STF], não é só porque é evangélico, mas é porque ele tem que ter conhecimento de causa”, disse o presidente. “Quero que essa pessoa vote de acordo com os interesses dos conservadores, mas que consiga buscar alguma coisa por lá. Eu quero que ele converse [com os outros ministros]”, complementou. 

Segundo informações do Palácio do Planalto, Bolsonaro decidiu oficializar de uma vez a indicação de Kassio Nunes para evitar maiores desgastes ao desembargador junto à opinião pública.

Fonte: Gazeta do Povo

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário