terça-feira, 31 de março de 2020



Queimadas caem 21% no Brasil em 2020

O número de queimadas no Brasil caiu 21% nos primeiros três meses de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre 1º de janeiro e 30 de março, o Brasil registrou a maior redução entre os países da América do Sul – apenas o Chile também apresentou queda no número de queimadas, de 6%. Veja os dados.

FGTS pode ter o recolhimento suspenso 
por três meses, diz Caixa
A Caixa Econômica Federal divulgou nesta terça-feira (31) a possibilidade da suspensão do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) referente aos meses de março, abril e maio de 2020 sem incidência e encargos. A autorização consta do Diário Oficial da União (DOU), A medida, diz o texto, vale para todos os trabalhadores, inclusive doméstico, independentemente de adesão prévia. No entanto, as informações devem ser declaradas até o dia 7 de cada mês. A medida ainda prevê o parcelamento em seis vezes, de julho a dezembro.

Marco Aurélio pede à PGR que se manifeste 
sobre notícia-crime contra Bolsonaro
O ministro do STF Marco Aurélio Mello pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que se manifeste sobre a notícia-crime apresentada pelo deputado Reginaldo Lopes (PT) contra o presidente da República, Jair Bolsonaro. No pedido, o parlamentar alega que Bolsonaro colocou em risco a saúde da população ao tomar decisões sobre o novo coronavírus.

Moro autoriza uso da Força Nacional pelo 
Ministério da Saúde no combate ao coronavírus 
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o uso da Força Nacional pelo Ministério da Saúde no combate ao novo coronavírus. A medida faz parte de uma portaria divulgada na segunda-feira (30) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e vale até 28 de maio, podendo ser prorrogada. O texto prevê que o detalhamento das ações será planejado com auxílio do Ministério da Saúde e coordenadas com governos estaduais e do Distrito Federal. Entre as atribuições, estão controle sanitário em portos, aeroportos, rodovias e centros urbanos, patrulhamento ostensivo, campanha de prevenção, apoio logístico, entre outras atividades.

Santa Catarina confirma 
segunda morte por coronavírus
O Governo de Santa Catarina confirmou na noite desta segunda-feira (30) a segunda morte pelo novo coronavírus no estado. O homem de 68 anos estava internado no Hospital Dona Helena, em Joinville. O caso havia sido confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) no dia 26 de março. Ele havia retornado de viagem dos Estados Unidos no dia 18 de março. De acordo com os boletins médicos, o paciente tinha quadro de doença crônica (diabetes). A primeira morte em SC fora confirmada em 25 de março. O estado contabiliza 219 casos da doença.

Caminhoneiros vão ter prioridade em 
campanha de vacinação contra gripe
Caminhoneiros e portuários serão o próximo foco da campanha de vacinação contra a gripe em todo o país. Esses profissionais serão imunizados assim que a agenda para idosos e profissionais de saúde for encerrada, conforme anunciou nesta segunda-feira (30) o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante coletiva de imprensa com ministros do Estado em Brasília. O Ministério da Infraestrutura também está auxiliando o Ministério da Saúde na logística de distribuição dos primeiros 500 mil kits de teste rápido para o combate ao novo coronavírus. O lote faz parte de um montante de 5 milhões de itens adquiridos e doados pela Vale e chegou ao Brasil nesta segunda no Aeroporto de Guarulhos. O material já tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi liberado para o centro de logística do Ministério da Saúde em São Paulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário