segunda-feira, 27 de janeiro de 2020



Ciro Gomes tem caminhonete penhorada
pela Justiça por ofensa a Holiday
Ciro Gomes teve sua caminhonete penhorada em uma decisão judicial envolvendo o vereador Fernando Holiday (DEM-SP) a título de pagamento de indenização. Em fevereiro de 2019, Ciro foi condenado a pagar R$ 38 mil por danos morais por ter chamado Holiday de “capitãozinho do mato” em entrevista à rádio Jovem Pan, em 2018. Já em junho de 2019, Ciro voltou a ofender o vereador o chamando de "capitão do mato nazista" em outra entrevista. O pedetista vai recorrer. 

 Líderes deixaram a fronteira”, diz secretário
do MS sobre fugitivos não recapturados
As polícias paraguaia e brasileira afirmam ter recapturada 11 dos 75 presos ligados à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) que fugiram da penitenciária de Pedro Juan Caballero, no Paraguai. O 11º foi encontrado na noite desse domingo (26) na fronteira com o Brasil, na região de Ponta Porã (MS). Conforme o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antônio Carlos Videira, no oitavo dia após a fuga já se trabalha com a hipótese de que as principais lideranças da facção que conseguiram escapar não se encontrem mais na região. Segundo o secretário, a maioria dos detentos que foram recapturados teria pouca expressão na hierarquia do PCC. "Eles estavam a poucos quilômetros do presídio porque o suporte deles está por ali. Creio que eles não tinham envergadura para ir para longe. Os fugitivos, digamos, mais robustos, provavelmente já não estão na fronteira", concluiu. A fuga gerou uma crise no sistema prisional paraguaio. O diretor do presídio e 30 agentes foram presos, acusados do recebimento de propina para facilitar a saída em massa dos detentos.

Saúde descarta caso suspeito
do coronavírus em Niterói
O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (27) que o caso de um paciente internado no Hospital Icaraí, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, com suspeita de contaminação não se enquadra na atual definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o novo coronavírus. Ainda de acordo com a pasta, o paciente, no entanto, continuará sendo acompanhado para o diagnóstico apropriado; ele é monitorado pelo município.
Em comunicado publicado no domingo (26), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também informou que "não há quaisquer elementos que justifiquem preocupações" em relação ao navio KM Singapore, atracado no Porto de Santos. De acordo com a Anvisa, "especulações" tem sido divulgadas nas redes sociais relacionando o navio à doença. "O navio não é procedente da China e fez suas últimas escalas em portos da África do Sul, Índia e Singapura. Não há qualquer tripulante doente, conforme atestaram a fiscalização da Anvisa que esteve a bordo e o próprio comandante da embarcação.

STJ afasta prisão preventiva de acusado
de roubar guarda-chuva em 2003
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ-SP), ministro João Otávio de Noronha, afastou, em decisão liminar, a prisão preventiva de um homem acusado pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP) de roubar um guarda-chuva, em março de 2003. Após idas e vindas no processo, em que o homem permaneceu solto, o Tribunal de Justiça de São Paulo acatou uma apelação do MP-SP em 2019 e determinou a prisão preventiva do réu. Contra a decisão, a Defensoria Pública de São Paulo recorreu com um pedido de habeas corpus ao STF. Em defesa do acusado, a Defensoria afirmou que o caso era apenas um roubo simples, sem qualquer notícia de novos atos criminais do acusado. O ministro do STJ concordou com a tese da defesa e determinou que ao réu fosse permitido responder em liberdade até o julgamento definitivo do habeas corpus (HC 557.628).

Chuvas em Minas Gerais deixam 101
cidades em situação de emergência
101 cidades decretaram emergência após chuvas em Minas Gerais
O número de municípios em situação de emergência em função dos temporais em Minas Gerais chegou a 101. De acordo o boletim da Defesa Civil do Estado subiu para 45 o número de mortos em consequências das fortes chuvas que atingem o estado desde a última quinta. Há 18 desaparecidos e 12 feridos, além de milhares de desalojados e desabrigados. Ao menos 26 pessoas morreram na capital e na região metropolitana, além de 19 na Zona da Mata Mineira -- foram 13 mortes só Belo Horizonte. O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou apoio para o Sudeste após as chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário