sexta-feira, 13 de setembro de 2019






Caderneta de poupança pode ter 
remuneração atrelada à inflação

A caderneta de poupança pode sofrer alteração na forma de remuneração. Um estudo feito entre o Banco Central e o Ministério da Economia prevê que os valores sejam atrelados à inflação com o objetivo de financiar o setor de habitação. Pela proposta, seria assegurado aos poupadores o rendimento equivalente a 70% da taxa básica de juros, independentemente do patamar. A ideia também é substituir a Taxa Referencial (TR), que atualmente está em zero, pelo índice oficial de inflação (IPCA).  As medidas em estudo seriam uma fonte alternativa para obtenção de recursos para a área da habitação, com a chamada securitização no mercado financeiro.






Confronto entre governistas e oposição
resulta em noite violenta na Bolívia

Apoiadores e opositores do governo do presidente boliviano, Evo Morales, entraram em confronto na cidade de Santa Cruz, na Bolívia, na noite desta quinta-feira (12), durante a inauguração de um comitê de campanha do Movimento ao Socialismo (MAS), partido governista. Pelo menos 80 pessoas foram presas e oito ficaram feridas, segundo informes da polícia e do Ministério de Governo. De acordo com o jornal El Deber, um grande grupo de jovens invadiu três comitês de campanha do Movimento ao Socialismo na cidade e incendiou um deles. Para contê-los os policiais jogaram bombas de gás lacrimogêneo.
Morales, que concorre ao quarto mandato nas eleições de 20 de outubro, disse que os atos de violência em Santa Cruz, representam uma intenção de golpe à democracia, promovido por grupos de direita e comitês cívicos. "Isso é uma conspiração para a democracia e, acima de tudo, uma conspiração para os defensores da democracia que são movimentos sociais", afirmou Morales. Na tarde desta sexta-feira (13), 50 pessoas apreendidas foram liberadas e as demais devem ser soltas nas próximas horas. Nove delas serão processadas.






Sexta-feira 13 terá lua cheia 
depois de duas décadas



A sexta-feira 13 sempre foi recheada de mistérios e um prato cheio para aqueles mais "cabalísticos". Hoje ainda mais, já que a data será de lua cheia, uma coincidência que não era registrada há quase duas décadas.
A última vez que o satélite natural surgiu nesta data foi em 13 de outubro de 2000. De acordo com informações da Nasa, agência espacial norte-americana, a lua aparecerá cheia até domingo. E o ano de 2019 pode reservar ainda mais surpresas: o dia 13 de dezembro cairá em uma sexta-feira. E também será noite de lua cheia.
Há décadas, estudiosos investigam a influência do satélite natural da Terra em nossas vidas, do corte de cabelo, passando pelo sono, até o ciclo de fertilidade das mulheres. Especialistas dizem que o calendário biodinâmico, que inicialmente era usado para aconselhar os agricultores nas plantações, seria capaz de concluir qual dia é ideal para a colheita das uvas. Na astrologia, há quem diga que, quando a lua passa pelos signos de Sagitário, Leão e Áries, a produção pode tornar o vinho mais saboroso.






Paris parada


A maior greve nos transportes públicos de Paris em 12 anos leva caos à capital francesa nesta sexta-feira.

A paralisação foi convocada como protesto contra a reforma da Previdência proposta pelo governo de Emmanuel Macron.

Das 16 linhas de metrô da cidade, dez não funcionam hoje. Os ônibus circulam com frota reduzida.

Grandes engarrafamentos nos acessos à capital evidenciavam o primeiro grande protesto sindical contra a reforma das aposentadorias estimulada pelo governo de Macron.

Dié Sokhonadu, de 25 anos, esperou em vão em uma plataforma da linha 12, que atravessa Paris de norte a sul, mas nenhum trem da linha estava em circulação. "Sem metrô, terei que voltar para casa", disse o operário, que trabalha na reforma da catedral de Notre-Dame, no centro de Paris.


Para evitar o caos, muitos franceses optaram por trabalhar em casa. "Não queria perder tempo tentando pegar o metrô, minha linha está fechada", declarou à AFP Anne-Sophie Viger, executiva em uma empresa de seguros.

A Autoridade Autônoma de Transportes de Paris (RATP) pediu na quinta-feira aos moradores que saíssem de casa apenas em caso de extrema necessidade e anunciou "soluções alternativas de mobilidade", que incluem o uso gratuito limitado de motos ou bicicletas elétricas de livre serviço, subsídios a quem compartilhar o carro ou estacionamento pela metade do preço.

As pessoas também procuravam as bicicletas e patinetes elétricos de livre serviço que proliferam na capital francesa. Vários operadores, como o Jump da americana Uber ou a francesa Cityscoot, ofereceram trajetos gratuitos de 15 a 30 minutos.





Com melhora no quadro, Bolsonaro retoma
dieta líquida, e médicos retiram sonda



Os médicos que cuidam do presidente Jair Bolsonaro retiraram na manhã desta sexta-feira a sonda nasogástrica que drenava ar e líquido de seu estômago, após ele apresentar melhora acentuada dos movimentos intestinais. Com isso, o presidente retomou a dieta líquida baseada em água, chá, gelatina e caldo ralo, que foi suspensa na última terça-feira. Nos próximos dias, deverá ser introduzida uma dieta cremosa - semelhante à alimentação de bebê, as chamadas "papinhas". Segundo o médico Antônio Luiz Macedo, o presidente deve receber alta quando já estiver apto a se alimentar de comidas que exijam alguma mastigação.

Neste momento, a dieta líquida ainda é feita paralelamente com a nutrição endovenosa (diretamente na veia). Segundo Macedo, a evolução para os alimentos líquidos é feita aos poucos e a nutrição endovenosa só será retirada quando as chances de uma nova intercorrência for praticamente eliminada.

— Nós pudemos tirar a sonda gástrica porque a drenagem foi bem reduzida de ontem para hoje e (o presidente) recomeçou a ter função intestinal. Tiramos a sonda e demos bem pouco de líquido, por isso a necessidade de ainda manter a nutrição endovenosa. A partir do momento em que pudermos aumentar a dieta líquida, diminuímos a nutrição endovenosa — afirmou.

A sonda nasogástrica foi colocada em razão de uma distensão abdominal que levou à paralisia do intestino , conhecida como íleo paralítico. Segundo especialistas, a paralisia é uma reação natural do órgão após a manipulação necessária em cirurgias como a que o presidente foi submetido no último domingo.

Na quinta-feira, a equipe médica decidiu manter o presidente em repouso por mais tempo, aumentando o tempo de permanência do vice Hamilton Mourão como presidente em exercício por mais quatro dias.

Segundo o porta-voz Otávio Rêgo Barros, a decisão foi tomada para acelerar o processo de recuperação. A equipe presidencial quer garantir a presença de Bolsonaro na Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo dia 22. Como de costume, o presidente brasileiro é o responsável por fazer o discurso de abertura do encontro, que começará dia 24. Segundo o porta-voz, mais importante do que reassumir a Presidência neste momento seria ter ele pronto para assumir na plenitude os deveres legais como chefe do Poder Executivo.


Fonte: O Globo






Agências da Caixa ampliam horário
nesta sexta para saques do FGTS


As agências da Caixa terão horário ampliado, nesta sexta-feira (13), para atender os trabalhadores que têm direito a sacar até R$ 500 das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Assim, as agências, que normalmente abrem às 11h, vão iniciar o atendimento às 9h. Aquelas que abrem às 10h, iniciarão os trabalhos às 8h e as que abrem às 9h atenderão a partir das 8h e terão uma hora a mais ao final do expediente. No caso de agências que abrem às 8h, serão duas horas a mais ao final do horário de atendimento.

O horário de atendimento ampliado também vale para a próxima segunda (16) e terça-feira (17).

O banco fará o depósito automático para quem tem conta poupança no banco, seguindo calendário do mês de nascimento do trabalhador. Quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril recebe primeiro. Os próximos a ter acesso ao saque são os nascidos em maio, junho, julho e agosto, no dia 27 deste mês. Em seguida, no dia 9 de outubro, será a vez os nascidos em setembro, outubro, novembro e dezembro.

Segundo a Caixa, cerca de 33 milhões de trabalhadores receberão o crédito automático na conta poupança. Os clientes do banco que não quiserem retirar o dinheiro têm até 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais divulgados pela Caixa: site, Internet Banking ou aplicativo no celular.

Os clientes da Caixa que têm conta corrente podem fazer o pedido de crédito em conta por meio dos canais de atendimento.

Para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, aberta até o dia 24 de julho de 2019, ou conta-corrente, o calendário começa no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro, e vai até 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Fonte: Agência Brasil






Incêndio em hospital no Rio de Janeiro deixa 11 mortos
Subiu para 11 o número de mortos em um incêndio no Hospital Badim, no Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, na noite da quinta-feira (12), diz O Globo. Pelo menos oito pessoas permanecem internadas com queimaduras graves nas vias respiratórias. O incêndio foi provocado por um curto-circuito em um gerador, segundo o vice-governador do Rio, Claudio Castro (PSC). Quando as chamas se espalharam pelo prédio do hospital, dezenas de pacientes começaram a ser retirados às pressas e foram atendidos em colchões, na rua. Pacientes que estavam internados foram encaminhados a outros hospitais. A informação inicial era de que uma pessoa havia morrido, porém, durante a madrugada, os bombeiros fizeram uma varredura do prédio e encontraram os corpos no interior do edifício. O Hospital Badim tem cerca de 200 leitos e estava praticamente lotado.

Governo registra queda em 9 indicadores de crime em 2019 e Moro comemora
O Brasil registou queda de 21,3% no número de homicídios nos cinco primeiros meses de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pùblica. Os dados são da plataforma Sinesp com informações dos boletins de ocorrência de todos os estados e do Distrito Federal.
Todos os nove crimes registrados no Sinesp tiveram redução em comparação com 2018. No Twitter, o ministro Sergio Moro comemorou os dados e ironizou: "para alguns autodenominados especialistas em segurança pública, o Governo não estaria fazendo nada para contribuir para a queda de crimes. Cegueira ideológica ou político partidária? Não sei, o que importa é que vamos trabalhar para reduzir ainda mais a criminalidade".

Oposição encabeçada pelo PT pede instalação de CPI da “Vaza Jato”
Representantes de PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL protocolaram nesta quinta-feira (12) um pedido de instalação da CPI da "Vaza Jato" na Câmara. A Comissão Parlamentar de Inquérito pretende apurar possíveis irregularidades de agentes públicos envolvidos na operação Lava Jato, entre eles o atual ministro da Justiça, Sergio Moro.
O pedido é embasado na divulgação de conversas atribuídas a Moro, ao procurador Deltan Dallagnol e a outros membros da Lava Jato, em episódio que ficou conhecido como "Vaza Jato", pelo site The Intercept Brasil e outros veículos de comunicação, como Veja, Folha de São Paulo, UOL e El País.

Por recomendação médica, Bolsonaro prorroga afastamento da Presidência
Por meio do porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, o Palácio do Planalto informou que o presidente Jair Bolsonaro seguirá afastado do cargo por mais quatro dias. A decisão foi tomada por recomendação médica, já que o presidente segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde passou por uma cirurgia no último domingo (8). Com a prorrogação da licença médica de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão segue na Presidência até a próxima segunda-feira (16).

Saques do FGTS
A Caixa Econômica Federal começa a liberar hoje os saques de até R$ 500 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) somente para correntistas do banco nascidos entre janeiro e abril. Segundo a Caixa, serão liberados R$ 5 bilhões para cerca de 12 milhões de pessoas.
O dinheiro será depositado automaticamente para quem tem conta poupança individual da Caixa. Para quem tem conta corrente ou conjunta, a liberação ocorrerá apenas se esses correntistas fizeram a autorização de depósito automático até o dia 25 de agosto. A liberação antecipada vale somente para contas abertas na Caixa até o dia 24 de julho deste ano.

Facção volta a extorquir comerciantes do centro de Porto Alegre e alega prejuízo após operação policial
Foto: RBS/Reprodução
Depois que a Polícia Civil deflagrou operação para coibir a extorsão de comerciantes no centro de Porto Alegre, na última sexta-feira (6), criminosos que seriam integrantes da facção que foi alvo da ofensiva voltaram a ligar para as vítimas exigindo dinheiro. Desta vez, alegando que precisam de um valor mais alto devido ao prejuízo que tiveram com a prisão de comparsas.
Até esta quinta-feira (12), pelo menos nove comerciantes registraram ocorrência na 17ª Delegacia de Polícia, alegando que os criminosos passaram a exigir R$ 500 mediante ameaça de incêndios e agressões. Mas o delegado Juliano Ferreira, responsável pela investigação, diz que tudo não passa de um golpe.

Por medo de golpe de Estado, Maduro não viajará para assembleia da ONU
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou nesta quinta-feira (12) que não participará da assembleia geral da Organização das Nações Unidas, ao final de setembro em Nova York, EUA. Maduro anunciou que enviará a sua vice, Delcy Rodríguez, e o chanceler Jorge Arreaza.
"Eu fui a Nova York no ano passado, não irei neste ano. Este ano fico com vocês trabalhando na Venezuela, bem seguro e bem tranquilo. Delcy vai junto ao chanceler, levar nossa voz, nossa verdade", afirmou o ditador.
Segundo o site de notícias Infobae, os temores de um possível golpe de Estado pelos seus funcionários mais próximos levaram Maduro à decisão de ficar em Caracas. Ainda segundo o site, Maduro teria ouvido rumores de que o ministro da Defesa do chavismo, Vladimir Padrino López, poderia encabeçar um golpe com o seus soldados mais confiáveis.