quinta-feira, 7 de novembro de 2019



Secretaria de Cultura passa 
para o Ministério do Turismo
A Secretaria de Cultura deixou o Ministério da Cidadania, de Osmar Terra, e passou para a pasta do Turismo, comandada por Marcelo Álvaro Antonio. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (7). A secretaria sofreu mudanças no comando nos últimos meses. Henrique Pires deixou o cargo depois do presidente Jair Bolsonaro suspender editais LGBT. Para o seu lugar foi nomeado Ricardo Braga, que ficou no cargo por dois meses e acabou exonerado na quarta-feira (6) para assumir outra função no Ministério da Educação. Entre os cotados para o cargo está o ex-deputado federal Marcos Soares.

Prisão após 2ª instância
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quinta-feira o julgamento sobre a validade de prisão após condenação em segunda instância. Julgamento começou em outubro e sete ministros já votaram: 4 a favor da prisão, e 3 contra. Faltam votar Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli.

Fux destrava julgamento de Deltan 
no Conselho Nacional do MP
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux derrubou a decisão liminar que travou o julgamento disciplinar contra o procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Em agosto, a Justiça Federal do Paraná paralisou o processo contra Dallagnol no CNMP, por causa da entrevista em que o procurador afirmou que o STF passa a mensagem de leniência a favor da corrupção em algumas de suas decisões. O processo disciplinar foi aberto em abril deste ano após manifestação do presidente da Suprema Corte, Dias Toffoli.

Nova Previdência
O presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), anunciou ontem que a reforma da Previdência será promulgada na próxima terça-feira (12), às 10h. O texto foi aprovado pelo Senado no dia 23 de outubro. A reforma aguarda a promulgação para entrar em vigor.

PF investiga e faz buscas em 
escritório de ex-presidente do STJ
A Polícia Federal de São Paulo deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) uma operação para investigar o pagamento de propina a agentes públicos para suspender e anular a operação Castelo de Areia. Entre os alvos em São Paulo estão o escritório do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ex-ministro Francisco Cesar Asfor Rocha, e o escritório da Camargo Côrrea. O G1 tenta contato com o ex-ministro.
A operação Appius, realizada em parceria com o Ministério Público Federal, ocorre após delação premiada do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e Fortaleza.
Castelo de Areia foi deflagrada em 2009 e apurava os crimes de fraude à licitação, corrupção, lavagem de dinheiro, dentre outros, praticados por representantes da construtora Camargo Corrêa e agentes políticos, para obtenção de contratos públicos.

Câmara aprova novas regras com 
aumento do valor de saque do FGTS
Perto das 21h desta quarta-feira (5), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória (MP 889/19) que traz novas regras de saque do FGTS: agora, para ser convertida em lei, a MP precisa ser aprovada no Senado. O texto autoriza o chamado saque-aniversário, em que a cada ano o trabalhador tem direito de sacar entre 5% e 50% do dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Além disso, o relator do texto aprovado, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu emplacar o aumento do saque único autorizado pelo governo para o FGTS. Editada em julho, a MP com novas regras para o FGTS permitiu saque imediato de até R$ 500. Agora, o valor ficou em R$ 998.

Futebol
Campeonato Brasileiro
19h30: Ceará x Internacional
19h30: São Paulo x Fluminense
20 horas: Botafogo x Flamengo
21 horas: Grêmio x CSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário